Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Estratégias, metas e ações são definidas para preservar Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga

29/09/2009
A definição das prioridades ocorreu durante o 3º Encontro Regional do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga (SHPRH Jacutinga), uma ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com o apoio do Banco Mundial, através do Projeto PRAPEM/ Microbacias 2.
"Representantes de diversos setores da sociedade civil, iniciativa privada e do poder público estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (30), no Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia, para discutir e definir metas, ações e diretrizes para preservar a água nos rios, lagos e aquíferos localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga. Ao todo, os participantes definiram mais de 50 itens, que visam garantir a sustentabilidade hídrica na região da bacia e que deverão ser priorizados para possibilitar uma gestão integrada e participativa da água, em curto, médio e longo prazos.

As propostas, definidas durante a reunião em Concórdia, compreendem a última etapa de elaboração do plano (Etapa C). Nas etapas anteriores foi realizado um amplo diagnóstico participativo da situação atual das águas na bacia, apresentando também as disponibilidades hídricas, base para estabelecer as prioridades, metas e estratégias de ações para a preservação da água. As propostas objetivam a realização de ações focadas em grupos de Educação Ambiental, Compatibilização de Conflitos de Usos da Água, Águas Subterrâneas, Qualidade da Água, Articulação Institucional, entre outros.

Entre as prioridades dos participantes destacam-se a continuidade do cadastro dos usuários de água, ação que permitirá saber como e por quem é utilizada a água disponível na bacia hidrográfica