Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Instituto Ekko Brasil e a Escola Municipal Augusto Althoff promovem evento na Semana do Dia Mundial da Água

14/03/2013
O evento comemorativo tem apoio de diversas entidades locais e pretende desenvolver ações de educação ambiental para 1700 crianças em Santo Amaro da Imperatriz/SC
O Instituto Ekko Brasil - Projeto Lontra, com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental irá promover a campanha “Lontra, Sentinelas das Águas” durante a semana do Dia Mundial da Água, no município de Santo Amaro da Imperatriz em SC. O evento marca o início da campanha que será desenvolvida durante todo o ano de 2013 e visa conscientizar e sensibilizar crianças, jovens e adultos, utilizando a lontra como espécie bandeira para a conservação das águas e ecossistemas aquáticos.

Serão realizadas oficinas para confecção e produção de mudas nativas e aprendizagem de técnicas de Permacultura. Além disso estão programadas atividades culturais com espetáculo circense e a apresentação do mascote, desenvolvido em parceria com o artista plástico Huber de São Paulo , da Huber Arte Marinha. O mascote, no evento, será representado por um personagem fantasiado de lontra em tamanho adulto, que na vida real é o Tupi, a lontra símbolo do Projeto Lontra/Instituto Ekko Brasil.

Trata-se de um evento fechado no qual serão atendidas diretamente 1.700 crianças, entre 6-14 anos, matriculadas na rede pública estadual e municipal de ensino. O acesso ao evento é gratuito, sendo que todo o material produzido terá apelo ecológico, com divulgação de práticas sustentáveis e responsáveis para o dia-a-dia de cada um.

Este evento visa ainda a aproximação do poder público com a comunidade, dos comitês de bacias hidrográficas e instituições afins, bem como outras ONG’s. As oficinas acontecerão do dia 19 ao dia 21/03/13 e o dia 22/03/13 será o grande dia de mobilização da Campanha.

Além do patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, o evento também conta com o apoio da Unesco, Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, FATMA, Comitê do Rio Cubatão do Sul, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do estado de Santa Catarina, Polícia Ambiental de Santa Catarina, Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, Hotel Caldas da Imperatriz, Água Imperatriz, Supermercado Imperatriz, entre outros.