Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Representantes do Comitê Chapecó e Irani participaram do I ERCOB Sul Destaque

26/03/2024

Entre os dias 20 e 22 deste mês aconteceu em Florianópolis, o Encontro Regional de Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil ( I ERCOB Sul). Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com os Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o evento foi marcado por sua rica programação, abordando assuntos importantes para a gestão das águas. Por meio de capacitações e painéis, foram debatidos temas referentes à hidrologia e monitoramento de Bacia; Educação Ambiental voltada aos recursos hídricos; Iniciativas bem sucedidas; Panorama, avanços e desafios dos comitês; Conflitos, outorga, mediação e escassez no uso da água; Ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens); Monitoramento hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos; Gestão compartilhada das Bacias interestaduais e outros temas.

Além do Presidente do Comitê Chapecó e Irani, Sr. Clenoir Antonio Soares, que também coordenou o evento e o Vice-Presidente, Sr. Adir Faccio, participaram do I ERCOB SUL os seguintes representantes do Comitê:  o Pablo Alexandre Nilson e Beatriz Cervisnki  da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa);  Renato Muniz da Silva e Juliano Vitória Domingues do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Elizandra de Lima, representante do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina (SINPESC). Também participaram do evento técnicos da entidade executiva UNC.

Conforme Juliano Vitória Domingues, representante IMA, destaca que o evento oportunizou o compartilhamento de novas experiências. “O I ERCOB SUL possibilitou conhecer o conjunto de experiências dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e entender a situação atual. Os Comitês estão em diferentes etapas de um processo de consolidação democrática para a gestão das águas. No evento, avistou-se as dificuldades que fazem com que certos Comitês não tenham continuidade, pela falta de apoio institucional para sua perpetuação, as dificuldades de continuidade de certos Comitês e a consolidação de outros, instituindo os diferentes instrumentos da política pública de recursos hídricos. O encontro possibilitou entender a dinâmica da região Sul e compartilhar possíveis saídas de situações limitantes bem como o fortalecimento do quadro cenário regional”, pontua.

De acordo com Pablo Alexandre Nilson, representante pela Cooperalfa junto ao Comitê e Coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Crise Hídrica, o I ERCOB foi um momento de imersão. “O evento desde sua organização até as palestras e diálogos foi excelente. Tanto para a troca de experiências entre Comitês, bem como a integração dos mesmos para uma unificação e uniformização das ideias, ações e dificuldades. Através desse evento, os comitês se fortaleceram e abriram mais ideias de objetivos e para onde devemos caminhar para preservação da água e do meio ambiente como um todo. Com a participação de palestrantes de nível nacional, o encontro possibilitou um debate mais aprofundado. O I ERCOB mostrou três realidades distintas da forma de operação dos comitês do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, assinala.