Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani promove ações alusivas ao Dia Mundial da Água Destaque

21/03/2024

O Chapecó e Irani celebra o Dia Mundial da Água - um momento que suscita a reflexão sobre o uso consciente e responsável desse bem vital para a humanidade. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu que o tema a ser enfatizado no Dia Mundial da Água neste ano é “A Água nos Une, o Clima no Move”. A temática foi escolhida pela ANA devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade, sendo que a mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças. Nesse cenário a emergência climática torna necessários o planejamento e a preparação da sociedade para adaptação à mudança climática com repostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.

Conforme a secretária executiva do Comitê Chapecó e Irani, Manuela Gazzoni dos Passos, diversas atividades foram programadas pelo CBH. “A Semana da Água no Comitê Chapecó e Irani está repleta de atividades com palestras, cursos, momentos de interação e visitas técnicas. As universidades também estão mobilizadas neste aspecto. É muito importante que a população participe desses momentos que transmitem mais conhecimento e propõem uma reflexão sobre o uso consciente dos nossos recursos hídricos”, destaca Manuela.

A secretária executiva informa ainda que estão abertas até o dia 29 de março as inscrições para as Assembleias Setoriais Públicas. As ASPs são promovidas com a finalidade de eleger as organizações-membro dos três segmentos que compõem o Comitê Canoas e Pelotas: Usuários da Água; População da Bacia e Órgãos da Administração Federal e Estadual, atuantes na bacia e que estejam relacionados com os recursos hídricos.

As Assembleias Setoriais Públicas são instrumentos essenciais para o fortalecimento e oxigenação do CBH. A participação dos representantes das organizações-membro é fundamental neste processo.   As ASPs legitimam o caráter representativo do Comitê nas principais esferas da sociedade, possibilitando que diferentes entes estejam comprometidos com a gestão dos recursos hídricos.

O Comitê Chapecó e Irani desempenha um papel de protagonismo nas discussões relacionadas à gestão dos recursos hídricos. O CBH também participa ativamente de ações educativas desenvolvidas nas comunidades, enfocando a preservação da água e de todos os recursos naturais. Além disso, o Comitê está constantemente presente nos fóruns de debates sobre acerca das questões hídricas.

Desde o ano de 2023, o Comitê Chapecó e Irani está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPESC).