Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani participa de reunião do FNCBH Destaque

02/02/2024

Foi realizada, de 23 a 25 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), a 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH). Uma comitiva do Comitê Chapecó e Irani marcou presença no evento, incluindo o Presidente, Clenoir Antonio Soares, e outros membros do órgão, representando Santa Catarina na ocasião.

Entre as pautas abordadas, estiveram assuntos de grande importância voltados à edição deste ano do ENCOB Sul, com previsão de ser realizada de 20 a 24 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). As expectativas para este encontro são bastante positivas, e já refletem nos preparativos e atividades do Comitê

Outros assuntos pautados foram a elaboração de uma minuta com conteúdo mínimo a ser desenvolvido nos Encontros a nível regional, além da apresentação do Secretário de Recursos Hídricos de Minas Gerais com foco na gestão dos recursos em seu estado. "Na parte da tarde, os Comitês falaram sobre as dificuldades, os maiores problemas que encontram sobre a gestão dos recursos hídricos. Também foi comentando sobre a necessidade de fortalecimento junto aos representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”, relata o Presidente.

Ainda conforme Clenoir, foram criados grupos de trabalho para tratar do regimento interno, de educação ambiental, comunicação e do ENCOB. Também foram criadas comissões temáticas: referente às mudanças climáticas, governança das águas e águas subterrâneas. “No último dia, pela manhã, foi feito o plano de trabalho para estes dois anos da nova diretoria juntamente com as coordenações do Fórum de cada estado. Foi uma reunião muito proveitosa, a gente representou bem o estado de Santa Catarina. Apresentou como está sendo planejado o ERCOB aqui na nossa região, bem como nossas dificuldades, que o Fórum vai apresentar de cada segmento e cada estado", comenta.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos.  A missão do FNCBH é a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.​

Desde sua criação em 1999, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas promove, sob a organização executiva de seu Colegiado Coordenador, um encontro anual, denominado ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, buscando a integração e a troca de experiências entre os seus Comitês membros, tendo como objetivo principal apresentar de forma clara, como é feita a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil.