Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Presidente do Comitê Chapecó e Irani recebe representantes do IMA Destaque

23/01/2024

O Presidente do Comitê Chapecó e Irani, Sr. Clenoir Antônio Soares, recebeu na tarde do dia 18 de janeiro, representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Participaram do encontro, o Sr. Renato Muniz da Silva, o Sr. Juliano Vitória Domingues e o Sr. Edson Telles. Na ocasião, os presentes debateram assuntos relacionados ao Comitê Chapecó e Irani, Encontro Regional de Comitês de Bacia da Região Sul (ERCOB Sul). Também esteve em pauta a Câmara Técnica do Rio Uruguai (CTRU), coordenada por Renato desde dezembro do ano passado.

No encontro, Sr. Clenoir Antônio Soares, aproveitou a oportunidade para debater questões relacionadas ao funcionamento da CTRU, resultando na construção da pauta da primeira reunião do ano – a ocorrer em 6 de fevereiro. A pauta contemplará a exposição de informação e temas a serem levantados e apresentados no ERCOB Sul, Dia Mundial da Água; Histórico do Comitê Chapecó Irani – com ênfase no que foi realizado durante a sua criação até os dias atuais no Rio Uruguai; e demais assuntos gerais.

Sr. Clenoir, que também é Coordenador-geral do ERCOB Sul, abordou na reunião que será promovido um debate sobre a Gestão dos Recursos Hídricos a nível nacional, no qual se enquadra o Rio Uruguai. A previsão é de que aconteça de 20 a 22 de março de 2024, na sede da ALESC nem Florianópolis.

De acordo com Renato, esta é a primeira vez que ele enfrenta o desafio de coordenar uma Câmara Técnica. Há uma grande expectativa de que a CTRU trabalhe de maneira efetiva neste ano, assessorando tecnicamente e contribuindo em vários aspectos com o Comitê. O contato e apoio da presidência do Comitê, bem como dos demais membros da CTRU é de extrema importância, especialmente neste início das atividades de coordenação, finaliza Renato.