Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani esteve presente na EFAPI 2023 Destaque

20/10/2023

A Associação Chapecoense de Aquicultura (ACHAQ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), ficaram responsáveis pela Mostra de Piscicultura e Meio Ambiente no pavilhão da Piscicultura durante a EFAPI 2023 no período de 06 a 15 de outubro de 2023.

O pavilhão da piscicultura foi um dos espaços mais visitados da EFAPI, que nesta edição, através da exposição, foi dado foco no desenvolvimento sustentável da piscicultura, aliado com a recuperação de áreas de preservação permanentes (APP) e regularização ambiental das propriedades rurais. O espaço para exposição foi dividido em dois segmentos, um lado contemplando as instituições e outro as empresas privadas. As instituições que participaram foram: Epagri, ACHAQ, Consórcio Iberê, Polícia Militar Ambiental, Comitê de Bacia Hidrográfica Chapecó e Irani, SEDER Chapecó e UDESC.

Conforme o gerente regional da Epagri de Chapecó, Jorge Casaca, a Mostra de Piscicultura e Meio Ambiente foi uma oportunidade ímpar para compartilhar informações e conhecimentos com a comunidade. “A ideia central foi ter no mesmo espaço compartilhado as instituições que direta ou indiretamente possuem relações com a piscicultura e o meio ambiente, atendendo nossos públicos alvos, os produtores rurais, além de toda a sociedade que visitou o pavilhão da piscicultura”, observa. “As instituições têm que estar mais perto da sociedade, somente conhecendo o papel e os trabalhos que cada instituição promove no território é que a sociedade pode apoiar e valorizar”, acrescenta

O público que visitou a Mostra de Piscicultura e Meio Ambiente teve a oportunidade de conhecer as espécies de peixes, além de interagir com as diversas instituições e empresas privadas. O gerente regional da Epagri, Jorge Casaca, enfatiza a parceria que existe entre a Epagri e o Comitê Chapecó e Irani.  “Na verdade, o Comitê Chapecó-Irani foi convidado para participar da EFAPI, por considerarmos um elo importante que pode colaborar com o desenvolvimento da piscicultura de forma harmônica com a preservação e recuperação ambiental. Adotamos governança territorial na proposta de planejamento, onde instituições que direta ou indiretamente possuem relação com a piscicultura possam estar niveladas em conhecimento, procedimentos e entendimentos possam contribuírem com esse desenvolvimento”, finaliza.

EFAPI 2023

Cerca de R$ 600 milhões em negócios foram realizados ou prospectados durante os dez dias da Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Chapecó (EFAPI). O levantamento das vendas foi coordenado pelo Centro Empresarial Chapecó e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município. São R$ 210 milhões em vendas fechadas durante a feira e R$ 400 milhões prospectados e que serão realizados nos próximos meses.