Rio Canoinhas

Entrega de sonda multiparâmetros impulsiona atividades do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro

29/02/2024

No dia 16 de fevereiro, os técnicos em gestão de recursos hídricos da Entidade Executiva FURJ/Univille se reuniram no auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille) para o recebimento das sondas multiparâmetros e demais materiais complementares para a execução das atividades e coletas de água. A entrega foi realizada pela entidade executiva FURJ/Univille com recursos financeiros oriundos do Edital FAPESC Nº 32/2022 para uso durante a vigência do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos para o Grupo de Comitês de Bacias Hidrográficas do Norte do Estado e contou com a presença da coordenadora geral Prof.ª Dr.ª Therezinha Maria Novais de Oliveira e do Coordenador Técnico, Sergio Odilon Fischer.

Após a entrega, o técnico em Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Carlos Eduardo Galoski, juntamente com os demais técnicos da Região, receberam um treinamento com a Técnica de Laboratório Aline Scheller Coan da Univille, para o correto manuseio e utilização da sonda, a qual desempenhará um papel crucial no Projeto de monitoramento da qualidade das águas da região.

A sonda multiparâmetro entregue é um equipamento portátil capaz de monitorar parâmetros fundamentais da qualidade da água, tais como pH, oxigênio dissolvido, turbidez, temperatura e condutividade. Ao todo, são 12 diferentes parâmetros que fornecerão uma análise abrangente da saúde dos corpos d'água monitorados.

Com a implementação dessa sonda, o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro busca reforçar seu compromisso com a gestão ambiental responsável e através do Projeto de monitoramento da qualidade das águas, agora impulsionado pela entrega da sonda multiparâmetros, contribuindo significativamente com dados mensais destes parâmetros em rios da Bacia.

Ao final deste encontro, foi realizada uma breve reunião de alinhamento da Coordenação com a Equipe da Entidade Executiva sobre as atividades a serem desempenhadas no decorrer deste ano, frisando a importância da participação e engajamento dos membros dos comitês em questão.