Rio Canoinhas

Plano de Recursos Hídricos da BH do Rio Canoinhas e dos Afluentes Catarinenses do Rio Negro será tema de diversas reuniões na região do Planalto Norte Destaque

07/12/2021

A Coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e dos Afluentes Catarinenses do Rio Negro, juntamente com o Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro, convida lideranças políticas, empresariais, usuários e interessados pela temática para uma reunião de trabalho.

A ideia da série de encontros é ouvir as demandas da situação hídrica regional, a partir do ponto de vista de diversos grupos que utilizam a água da bacia na região. Cada munício terá um momento para conhecer a equipe que desenvolverá o Plano de Recursos Hídricos, assim como o plano de trabalho.

“Esses encontros são possibilidades de aproximação, interação e socialização das expectativas por parte dos atores regionais inseridos na Bacia com a equipe de pesquisadores. Na mesma direção, são possibilidades de envolver os atores regionais e/ou a população da bacia, ouvir suas percepções e projeções em relação a disponibilidade em quantidade e qualidade de água do referido território”, destaca o Professor da UNC, Jairo Marchesan.

Marchesan é o Coordenador do grupo que desenvolverá o Plano, o qual ainda é composto de profissionais de diversas áreas, desde Geologia à Engenharia Ambiental. O grupo representa a Universidade do Contestado (UNC), que foi contemplada com o recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) para desenvolver o documento que norteará o uso de água na região.

O que é o Plano de Recursos Hídricos?

Como é um recurso finito, a água precisa de um regimento e regularização para utilização consciente. Assim, é preciso que um documento atue como manual e dite regras para todos os usuários. Este documento é o Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Bacia Hidrográfica, um regimento que orienta as ações dos governos, usuários de água e sociedade civil, na busca pela segurança hídrica.

Responsável por indicar as ações dos gestores quanto ao uso, recuperação, proteção e conservação da água, ele estabelece uma agenda de implementação da política de recursos hídricos dentro de determinada bacia hidrográfica. Ele deve ser construído a partir de análises relevantes para a região, como a disponibilidade de água e quantidade utilizada pela população.

É composto de três etapas: o diagnóstico e prognóstico dos recursos hídricos e plano de ações. Em cada tópico, leva-se em conta águas superficiais e subterrâneas, com base em metas de curto, médio e longo prazo. Durante o diagnóstico, por exemplo, ocorre a caracterização da bacia, a avaliação quantitativa e qualitativa das águas, o balanço entre as disponibilidades e demandas hídricas e a identificação de planos, programas e projetos setoriais que interfiram nas águas.

Além disso, para construir o Plano, é necessário uma discussão social, com atores relevantes para a bacia. Assim, é muito importante a participação de todos na construção de um documento com capacidade de contemplar diversas demandas, dos municípios de uma região. Os primeiros passos da execução das etapas de Diagnóstico dos recursos hídricos e a reativação do Plano de Recursos Hídricos do Rio Canoinhas e Afl. do Rio Negro, consistirá no estabelecimento de uma agenda inicial com atores e agentes estratégicos das bacias a fim de estabelecer rotina, cronograma e a proposta de trabalho. Portanto, quanto maior forem os níveis de aproximação, interação, cooperação e confiança, melhores tendem a ser a construção e os resultados do Plano”, observa Marchesan.

Ainda segundo o professor, o Plano oferecerá um balanço hídrico regional, ou seja, apresentará a quantidade de água superficial e subterrânea disponível, as demandas e projeções de curto, médio e longo prazo.

“Isso poderá implicar no planejamento de ações, intervenções e investimentos no território em estudo. Deste modo, a definição da proposta de enquadramento dos recursos hídricos, bem como o estabelecimento das metas por cenário contribuirão de forma ímpar para o desenvolvimento ordenado e sustentável do território. Com base nos diagnósticos das etapas iniciais e a atualização dos cadastros de usuários de águas superficiais e subterrâneas, e na participação dos diferentes segmentos da sociedade, oportunizarão a construção de instrumento efetivo para diminuir possíveis conflitos de uso dos recursos hídricos, bem como garantir a água em quantidade e qualidade para as futuras gerações e seus múltiplos usos da água.”

PROGRAMAÇÃO DE REUNIÕES

• Rio Negrinho - 09/12/2021

- 10h

- Auditório do IPRERIO: Instituto de Previdência de Rio Negrinho (3°Piso) Endereço: Rua Luís Scholz, 337 - Centro, Rio Negrinho/SC

• São Bento do Sul – 09/12/2021

- 14h

- Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua Benjamin Constant, 120, Centro, São Bento do Sul/SC.

• Mafra – 09/12/2021

- 16h30

- Local: R. Profª. Maria Espírito Santo, 400, Centro, Mafra – SC

• Monte Castelo – 10/12/2021