Rio Canoinhas

Assembleia Geral Ordinária: primeira reunião dá os primeiros passos para as ações de 2021 Destaque

11/03/2021

Dando início aos trabalhos do ano de 2021, o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO). A videoconferência aconteceu na última quarta-feira (10/03) e contou com a aprovação dos Regimentos Internos das Câmaras Técnicas (CT) do colegiado, do Plano de Capacitação e Comunicação, além da Aprovação do Planejamento Estratégico do Comitê.

A reunião iniciou com a prestação de contas financeira por parte da Entidade Executiva APASC, onde foi possível observar os gastos dos recursos disponibilizados para o Comitê referente aos últimos anos. Após isso, a Consultora Técnica da APASC, Fernanda Haiduk trouxe uma breve contextualização das ações de 2020 do Comitê, destacando cerca de treze reuniões realizadas, entre Assembleias e encontros de CT’s, três capacitações e o cumprimento de 67 ações programadas.

“Muito embora tenha sido um ano bem atípico, com restrições e receios, conseguimos realizar diversas ações no Comitê. Houve grande apoio de todos os membros, além de procura de instituições de ensino para conhecerem o colegiado. Ou seja, mesmo com todas as adversidades o colegiado conseguiu desenvolver várias atividades”, observa a Presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Mariane Murakami.

Posteriormente foram aprovados os Planos de Capacitação e Comunicação e Mobilização, juntamente com o Plano de Trabalho que poderá sofrer alterações após certo período. A AGO também aprovou os regimentos e os relatórios das CT's Ação Ambiental Integrada, Institucional e de Estiagem e Conflitos. “As Ct’s representam a parte mais técnica de cada assunto, onde os membros mais especializados vão discutir temáticas específicas. Elas discutem e propõem ações na área que o grupo atua. Dessa forma, contribui para políticas públicas, ações e auxilia na tomada de decisão”, indica a Presidente.

Por fim, também foi anunciado o lançamento do edital de seleção para execução do Plano de Recursos Hídricos do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, que acontece em 12 de março. A intenção iniciar a execução do Plano em julho desse ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.