Rio Canoinhas

CÂMARA TÉCNICA DO COMITÊ CANOINHAS E AFLUENTES DO RIO NEGRO DISCUTE PLANO DE AÇÃO AMBIENTAL Destaque

28/08/2020

A Câmara Técnica do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro se reuniu na última quinta-feira (27/08) para discutir a elaboração de um Plano de Ação Ambiental. A ideia surgiu após um acidente em Monte Castelo, onde uma carreta britem que carregava biodiesel tombou em uma rodovia e contaminou corpos d’água da região. O encontro, feito por videoconferência, contou com a participação de entidades como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Regional e Polícia Militar Ambiental, além do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Casan, IFSC, UNC e Cia Volta Grande de Papel.

O Plano de Ação Ambiental visa elaborar um protocolo de condutas integradas para prevenção e atendimento a acidentes com Produtos Perigosos. O projeto quer otimizar tempo e recursos dos órgãos responsáveis para uma resposta mais rápida e eficiente, minimizando os impactos ambientais. “A ideia de elaborar o Plano partiu de questionamentos do Corpo de Bombeiros acerca da conversão do valor indicativo da Infração Ambiental, no momento do atendimento do acidente em Monte Castelo”, observa a Presidente do Comitê, Mariane Murakami.

Para que seja posto em prática, a intenção é utilizar o valor da multa - que será pago pela empresa responsável pelo carregamento de biodiesel – para aquisição de materiais destinados às entidades que realizam os primeiros atendimentos, em casos de acidentes como esse. Dessa forma, corporações como Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil Regional, teriam condições de iniciar os trabalhos para reduzir o impacto ambiental. “Com essa proposta do projeto, os bombeiros que chegarem ao local irão ter equipamento para prestar esse serviço. Para começar o trabalho de remediação já no local do acidente”, observa a Consultora Técnica da Apasc, Fernanda Haiduk.

Na reunião, os presentes discutiram quais estudos devem constar no projeto, como o levantamento dos principais cursos de água da região e locais em que mais ocorrem acidentes similares. Após a reunião, a Câmara Técnica passa a cada integrante uma tarefa, para a realização dos estudos e elaboração do projeto. Depois de pronto, a expectativa é apresentar para a Diretoria do IMA, a qual define como será a utilização do valor da multa.

Relembre o caso

Em 25 de junho um caminhão tombou na região do município de Monte Castelo. O veículo transportava 43 mil litros de biodiesel B 100 no trecho da Serra do Espigão. Do total carregado, cerca de 38 mil litros foram derramados dentro do rio Matemático, um dos afluentes da Bacia do Rio Canoinhas. Estiveram no local, nos dias seguintes, o IMA, Defesa Civil Regional, Casan, Polícia Militar Ambiental e o 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Canoinhas, além do Comitê.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro