Rio Canoinhas

Escolas Estaduais e Municipais da região participam de oficinas de Educação Ambiental

14/08/2013
Evento foi organizado pelo Comitês do Rio Canoinhas e Rio Timbó
Professores e técnicos dos municípios de abrangência da Bacia Hidrográfica dos Rios Canoinhas e Timbó participaram dos dias 15 a 26 de julho de Oficina de Educação Ambiental. O objetivo do curso foi integrar o programa chamado Planorte Água e Solo, com parceria de diversas empresas, entidades da sociedade civil, governos municipal, estadual e federal.

As oficinas foram realizadas nas escolas estaduais dos municípios que compõem a SDR Canoinhas, numa parceria com a gerência regional de Educação. Mais de 200 pessoas participaram desta oficina que aconteceu nas escolas estaduais dos municípios de Canoinhas, Irineópolis, Porto União e Três Barras, sob a coordenação das consultoras do Rio Canoinhas, Francielle Gaertner, e do Rio Timbó, Sabrina Moretti. “Nosso objetivo foi criar estratégias e alternativas para o uso racional tanto da água e do solo em toda extensão do Planalto Norte Catarinense, o que, portanto, extrapolam as divisas hidrográficas e abrangem também a região da bacia do Rio Negro”, destaca Francielle.

Nas oficinas, em um primeiro momento, as consultoras apresentaram o Programa Planorte Água e Solo, funcionamento dos comitês de bacia. Durante o trabalho, os participantes puderam apresentar suas atividades em educação ambiental, dificuldades em implementar a temática nas disciplinas dentro da escola e as novas proposições para enfrentar as dificuldades no ambiente escolar. Como resultado, as oficinas obtiveram a construção coletiva de um conceito para a Educação Ambiental, que já está sendo desenvolvida no Planalto Norte, e desenvolvidas estratégias para alavancar o tema na região.

“O tema trazido para dentro das escolas foi bastante elogiado, visto que as escolas da região sentem a necessidade de trabalhar constantemente este assunto com os educandos”, destaca a consultora do Comitê Rio Timbó, Sabrina Moretti. Uma das ações também priorizadas pelo programa, como um start para o início dos trabalhos foi no sentido de organizar a educação ambiental na região, objetivando incluir temáticas como conservação e uso racional da água e do solo, criando mecanismos para garantir que a situação vivenciada hoje, permaneça e melhore gradativamente com a educação ambiental integrada, interdisciplinar e transversal.
A oficina contou com colaboração da engenheira agrônoma da Epagri de Irineópolis, Sra. Danieli Zitterell.