Rio Canoas

AGO do Canoas e Pelotas legitima ações do Comitê de Bacia Hidrográfica Destaque

20/12/2023

Em novembro, foi realizada a terceira Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Canoas e Pelotas no formato online.  Os temas abordados na AGO foram: aprovação de documentos relativos ao Comitê, apresentação e deliberação do edital de convocação das Assembleias Setoriais Públicas (ASP) para renovação da composição do Comitê Canoas e Pelotas, apresentação da previsão orçamentária e apresentação do plano de atividades para o ano de 2024, definição do calendário de reuniões e assuntos gerais.

Além das reuniões previstas no calendário de reuniões do Comitê, o Secretário Executivo, João Maria Teles de Souza, aproveitou o momento para divulgar e trazer informações sobre o ERCOB Sul 2024 que ocorrerá em Florianópolis de 20 a 22 de março de 2024.

Nos assuntos gerais a plenária obteve maiores informações sobre o Planejamento Estratégico 2023/20224 e também sobre o projeto executado pela Entidade Executiva e validado pelo Comitê intitulado “Mapa interativo do uso da água na BH Canoas e Afluentes do Pelotas” que será entregue ao Comitê Canoas e Pelotas no mês de dezembro.

"As Assembleias do Comitê são sempre momentos muito importantes para debater os assuntos que norteiam as ações do Comitê Canoas e Pelotas. Na oportunidade, temas muito pertinentes foram discutidos com o propósito de fortalecer as ações e manter o Comitê forte e atuante nas comunidades em defesa da gestão eficiente dos recursos hídricos", destaca o Secretário Executivo do Comitê Canoas e Pelotas, João Maria Teles de Souza.

A AGO é um importante instrumento de legitimação das ações do Comitê. Trata-se de um momento em que as entidades-membro discutem sobre as atividades, deliberam acerca das prioridades e planejam as ações para o futuro. Nas Assembleias, os temas que permeiam o dia a dia do Comitê Canoas e Pelotas são pormenorizados e documentados.

O ano de 2023 foi mais um período assinalado por muitas atividades no Comitê Canoas e Pelotas. Mais uma vez, o Comitê teve uma notável atuação acerca dos temas inerentes à gestão dos recursos hídricos, promovendo encontros, capacitações e intensificando as discussões com as organizações-membro. Foi um ano altamente produtivo em que o órgão fortaleceu suas relações com as comunidades localizadas em sua área de abrangência.

O ano de 2024 promete ser igualmente desafiador, com amplos debates e novas imersões sobre os assuntos pertinentes aos recursos hídricos. O Comitê Canoas e Pelotas está preparado para mais um período de grandes desafios e projetos que envolvam a água em todos os seus aspectos.