Rio Canoas

Capacitação Comitê Canoas-Pelotas: " Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do Pelotas: Práticas para o Uso e Conservação” Destaque

01/12/2021

O Comitê Canoas-Pelotas realiza mais um curso de capacitação, com o tema " Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do Pelotas: Práticas para o Uso e Conservação”, no dia 09 de dezembro, de forma remota. A temática vai abordar as práticas que podem ser implementadas para a preservação e conservação de bacias hidrográficas, levando em conta casos locais, os quais ocorrem nas bacias da região hidrográfica 04 de Santa Catarina.

Assim, o evento dá espaço para o caso da Unidade de Conservação (UC) do Complexo Serra da Farofa, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da empresa Klabin S.A e a terceira maior da região sul do Brasil. Ela possui quase cinco mil hectares de área de Mata Atlântica, floresta de araucárias e campos de altitude, além de abrigar nascentes do rio Caveiras.

A Consultora de Sustentabilidade da Klabin S.A, Mireli Moura Pitz Floriani, vai abordar sobre o papel da UC do Complexo Serra da Farofa na conservação dos recursos hídricos e serviços ecossistêmicos da região. “A RPPN complexo Serra da Farofa recebeu recentemente a certificação FSC para os Serviços Ecossistêmicos de conservação da biodiversidade, conservação de bacias hidrográficas e captação e armazenamento de carbono, reforçando os esforços da companhia em prol do desenvolvimento sustentável das suas atividades florestais”, indica Mireli.

O outro tema base do evento será a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) em pequenas propriedades rurais, para conservação de recursos hídricos. A palestra será ministrada pelo Engenheiro Florestal da Apremavi, Leandro da Rosa Casanova. "A abordagem da palestra proporcionará reflexões da importância da restauração florestal na contribuição dos RH da região, bem como metodologias adotadas em plantios a fim de promover o estabelecimento das florestas implantadas", observa Casanova.

O tema tem relação com o projeto Matas Legais, desenvolvido em parceria da Apremavi e Klabin S.A, com o objetivo de desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal. Estas ações teriam impacto na preservação e recuperação dos remanescentes de florestas nativas, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Detalhes sobre a capacitação

O curso fecha o ano de 2021 do Comitê Canoas-Pelotas. O público-alvo são membros do comitê, Técnicos da Epagri, funcionários de órgãos executivos municipais, professores da rede estadual e municipal e demais atores da sociedade civil interessados no tema. Além dos palestrantes, a Consultora Técnica da APASC, Tatiana Arruda, fará a moderação do painel, juntamente com o Sec. Executivo do Comitê Canoas-Pelotas, João Maria Teles.

O evento acontece de forma remota. O link de acesso à videoconferência será encaminhado um dia antes do curso, através do e-mail cadastrado no momento da inscrição. Para fazer o cadastro, acesse esse link. O horário de início está marcado para às 14h, com previsão de término às 18h, totalizando quatro horas de capacitação. Um certificado será enviado aos concluintes após a realização do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MEDIAÇÃO: João Maria Teles (Secretário Executivo do Comitê Canoas-Pelotas)

14:00 – 14:40 - ABERTURA E BOAS VINDAS AOS PARTICIPANTES

APRESENTAÇÃO SOBRE O COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS E DOS AFLUENTES CATARINENSE DO RIO PELOTAS