Rio Canoas

Avaliação Ambiental Integrada – Rio Pelotinhas Destaque

26/05/2021
Avaliação Ambiental Integrada – Rio Pelotinhas Terra Ambiental

Com intenção de avaliar a situação socioambiental de empreendimentos hidrelétricos, a organização Terra Consultoria em Meio Ambiente Ltda. (Terra Ambiental) realizou um estudo na Bacia Hidrográfica do Rio Pelotinhas, localizada na região do Planalto Serrano.

O estudo, referenciado como Avaliação Ambiental Integrada (AAI ou AIBH), teve como objetivo observar as condições socioambientais atuais da bacia, assim como suas tendências evolutivas, indicando relações dos fatores socioambientais, para compreender a estrutura e dinâmica ambiental da bacia do Rio Pelotinhas,

Entre os pontos de estudo da avaliação, estão: Caracterização Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pelotinhas; Modelagem Ambiental; Avaliação Ambiental Distribuída e Análise dos Conflitos Atuais; Avaliação Ambiental Integrada, Cenários e Análise de Conflitos Futuros e Proposição de Diretrizes e Recomendações Socioambientais.

O Rio Pelotinhas é um importante afluente da região. Sua nascente se localiza no município de Painel e atravessa outras localidades como Lages e Capão Alto.

A divulgação desse estudo atende o Art. 7º, inciso I, alínea d, da Portaria IMA nº 125/2020, cujo objetivo é disponibilizar o trabalho para consulta por parte da sociedade civil e órgãos públicos. Assim, a Terra Ambiental contatou o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do Pelotas para dar publicidade à avaliação.

A Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica do Rio Pelotinhas pode ser acessada no link: https://drive.google.com/drive/folders/17cHEdYWsEOPt_jtCpAEekrM7l6--oW1r?usp=sharing

* Imagem presente na Avaliação Ambiental Integrada realizada pela Terra Ambiental.