Rio Canoas

Ação em Comemoração ao Dia Mundial da Água

21/03/2014
No dia 22 de março data em que se comemora o Dia Mundial da Água e aniversário do rio Carahá (instituído através da lei municipal nº 2910/2002), será realizada uma ação de limpeza das margens do rio Carahá, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Canoas e que é o principal rio urbano de Lages, o qual tem suas nascentes no bairro Bela Vista e corta a cidade ao longo de seus 9km de extensão até a sua foz situada no rio Caveiras no bairro Caça e Tiro.
Por estar situado próximo a áreas povoadas, ao longo de seu percurso o rio Carahá recebe significativa parte do esgoto doméstico e industrial da cidade, comprometendo assim a qualidade de suas águas.
A ação de limpeza “Margem Limpa” será no dia 22 de março, a partir das 8 horas e terá como ponto de partida o trecho do rio próximo ao Fórum do município de Lages. Esta ação envolverá a comunidade e tem como principais objetivos: criar momentos de reflexão, análise, sensibilização e elaboração de medidas práticas para buscar resolver o problema de contaminação das águas.
É uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP em parceria com: Semasa, Secretaria da Educação, Comitê Rio Canoas, AMURES e Instituto José Paschoal Baggio com patrocínio do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A ação é o início de uma série de atividades que se estenderá até a semana do Meio Ambiente dia 05 de junho, dentre elas: palestras, capacitações e seminário.