Rio Canoas

Ano Internacional da Cooperação da Água

06/03/2013
Este ano, 2013, foi declarado na Assembléia Geral da ONU como o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação da Água (Resolução A/RES/65/154). Na reflexão desta declaração, o Dia Mundial da Água 2013, que será celebrado em 22 de Março, também será dedicado à cooperação pela água.

O objetivo deste Ano Internacional é aumentar a conscientização e o potencial para uma maior cooperação entre os países e povos, e alertar sobre os desafios da gestão da água em função do aumento da demanda por acesso à água, distribuição e serviços.
"O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas (CGBHC) também irá realizar atividades alusivas ao Dia da Água e inicia com a Oficina de Capacitação: Educação Ambiental em Recursos Hídricos na Bacia do Rio Canoas, que tem como objetivo capacitar professores de ciências e geografia do ensino fundamental e médio da rede pública para o desenvolvimento de ações e projetos em recursos hídricos nas escolas e comunidades da bacia do rio Canoas. Serão 35 vagas e acontecerá no Hotel Pegorini em Lages, com início às 08h45 do dia 07 de março até as 12h00 do dia 08 de março. As moderadoras da oficina de Capacitação são as autoras do Caderno do Educador Ambiental das bacias dos rios Araranguá e Urussanga: professora Dra. Rose Maria Adami, professora Ma. Yasmine de Moura da Cunha e a geógrafa Lívia da Silva Feltrin.

No dia 14 de março acontecerá a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Técnica da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai – CTRU do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH na bacia do rio Canoas, município de Campos Novos. Durante a reunião será realizada a apresentação dos objetivos da CTRU