Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Projeto de Nomeação dos Rios na APA Morro do Gavião, na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú Destaque

25/04/2024

Em outubro de 2023, durante a Assembleia Extraordinária do Comitê Camboriú, foi formado um Grupo de Trabalho - GT com o objetivo de nomear inicialmente os cursos d'água na Área de Preservação Ambiental - APA do Morro do Gavião.

Muitos desses rios estão sem nome, o que dificulta a comunicação entre gestores e comunidade. A nomeação facilitará a identificação e fortalecerá a relação da comunidade com seus recursos naturais, respeitando tradições locais. Nesse sentido, os moradores locais serão consultados para a nomeação, gerando também uma apropriação da comunidade sobre estes recursos naturais.

Estruturação do GT e primeiras definições

O GT é composto pelos seguintes representantes do Comitê Camboriú e da APA Morro do Gavião: Dr. Paulo Ricardo Schwingel/UNIVALI, Fábio de Carvalho/SITRUC, Adelita Ramaiana Bennemann Granemann/CREA SC, Mauricio Fernandes/CREA SC, Gilmar Pedro Capelari/OAB BC, Ênio Faqueti/AREA IT, Oscar Benigno Iza/UNIVALI e Tereza Bauer/Associação Comunitária da Limeira.

Desde novembro de 2023, o grupo já realizou três reuniões de alinhamento. No primeiro encontro (21/11/2023) foi escolhido o coordenador do projeto, o Eng. Mauricio Fernandes, e definida a área de trabalho como a APA Morro do Gavião, com planos futuros para expandir para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas.

Em fevereiro de 2024 (20/02), o grupo decidiu focar na análise dos rios de ordem superior a três, e possivelmente de ordem dois, caso necessário. Outro ponto importante discutido pelo grupo é a busca de apoio logístico para a realização das vistorias em campo. Os rios de primeira ordem são aqueles que não recebem nenhum afluente. A partir da confluência de dois rios de primeira ordem forma-se um segmento de segunda ordem. A união de dois rios de segunda ordem define um rio de terceira, e assim por diante.

Em março de 2024 (18/03), uma nova oportunidade foi apresentada e aprovada pelo GT: a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) da UNIVALI como apoio técnico e administrativo. Em contrapartida, os alunos de mestrado e doutorado utilizarão o projeto como estudo de caso em suas disciplinas. Além disso, ficou agendada a primeira saída de campo na área de estudo para o final de abril (sujeito às condições climáticas).

A nomeação dos rios não é apenas uma tarefa administrativa, mas sim um passo importante na preservação ambiental e no fortalecimento dos laços comunitários.

Acompanhe os próximos passos do Grupo de Trabalho e saiba mais detalhes do projeto.

Lembrando que a comunidade também participará da na escolha dos nomes dos rios da área de estudo.