Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS DEFINE DETALHES DO ENCOB Destaque

31/01/2018

A 1ª reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - FNCBH ocorreu nos dias 23 e 24 de janeiro no auditório da Casan, em Florianópolis. Estiverem presentes representantes de 14 estados da Federação. O Fórum Catarinense de Comitês de Bacia estava representado por Clenoir Antonio Soares, presidente do Comitê do Rio Chapecó e João Maria Teles, presidente do Comitê do Rio Canoas. Também estava presente Patrice Juliana Barzan, coordenadora adjunta do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas e membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

Durante o encontro a equipe aprovou o plano de trabalho do FNCBH para a gestão 2018/2019, o calendário de reuniões e os informes sobre a participação dos comitês no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

Também foi apresentada aos participantes a programação do XX Encontro Nacional dos Comitês de Bacia - ENCOB, que será realizado de 20 a 24 de agosto, em Florianópolis e terá como tema central “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água". Outro item da pauta foi a prestação de contas do XIX ENCOB, realizado em Aracaju.

Além disso, foram realizadas duas apresentações. O promotor José Alexandre Maximino Mota falou sobre a atuação do Ministério Público em defesa do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro e o professor Jeferson Nascimento de Oliveira, coordenador geral do ProfÁgua apresentou os Resultados e Desafios do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Por Rokelly Pierozan, jornalista