Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Comitê Camboriú aprova Moção de Repúdio Destaque

06/12/2014
Assembleia do Comitê em 03 de dezembro de 2014 Assembleia do Comitê em 03 de dezembro de 2014 Fernando Assanti

Na noite de quarta-feira, dia 3, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú aprovou Moção de Repúdio à Prefeitura de Camboriú. O documento faz referência à Audiência Pública realizada pela Prefeitura no mês de novembro, onde foram apresentadas ações da municipalidade com o intuito de privatizar os serviços de água e esgoto com concessão de 35 anos.

A manifestação do Comitê se deu porque sequer foi convidado para participar da Audiência, além de não ter sido comunicado das ações da Prefeitura com o intuito de privatizar estes serviços. Segundo o presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, a moção somente reforça a vontade da entidade de cumprir seu papel determinado por Lei. “O Comitê de Bacia tem esta responsabilidade legal de debater a gestão da água. Há 30 entidades representadas aqui com o dever de participar da discussão”, lembrou ele.

A Moção requer, principalmente, que a Audiência Pública seja impugnada para que o tema possa ser debatido por toda a sociedade de forma efetiva. Para o vice-presidente do Comitê, Paulo Roberto Maurici, é importante ratificar esta função social do Comitê de Bacia. “Somos um colegiado de participação social. Não há aqui discussões político-partidárias. O que queremos é debater as possibilidades de gestão da água para que o investimento com recursos públicos seja bem aplicado”, defendeu ele.

A Moção aprovada em reunião Ordinária do Comitê será encaminhada para a Prefeitura de Camboriú, Câmara de Vereadores da cidade, Ministério Público Estadual e Federal, além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina – Agesan.