Rio Araranguá

Câmaras Técnicas do Comitê Araranguá/Mampituba definem coordenadores e relatores Destaque

11/08/2023

Em reuniões realizadas nesta semana, regimento interno das CTs também foi alinhado, para aprovação na próxima Assembleia Geral Ordinária do órgão

As Câmaras Técnicas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba definiram seus coordenadores e relatores. A partir de reuniões, que aconteceram nesta semana, todas as CTs também alinharam seu regimento interno, que será encaminhado para aprovação do órgão na próxima Assembleia Geral Ordinária.

Com o propósito de auxiliar e fortalecer o trabalho desempenhado pela diretoria do Comitê, foram adotadas três frentes de atuação. Com isso, passam a funcionar no Comitê Araranguá/Mampituba, a Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais, a Câmara Técnica de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos e a Câmara Técnica de Medicação de Conflitos e Recursos Hídricos.

Para a presidente do Comitê Araranguá/Mampituba, Eliandra Gomes Marques, as constituições das Câmaras Técnicas são de suma importância para organizar assuntos e problemas acerca dos recursos hídricos que chegam ao Comitê e que são encaminhados às CTs especificamente. “Serão analisados e avaliados pelos membros colaborativamente”, frisa.

Assuntos Institucionais e Legais

A Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais (CTIL) tem como coordenador, Dion Elias Ramos De Oliveira, da Arasul, e como relator, Roger Santos Maciel, da Prefeitura de Passo de Torres.

Esta CT possui um caráter consultivo, para realizar a análise das matérias a serem submetidas ao Comitê Araranguá/Mampituba. Os órgãos que fazem parte do grupo são: Prefeitura de Passo de Torres; Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC); Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (ARASUL); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (CIDASC); e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos

Já a Câmara Técnica de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (CTCRH) tem como coordenadora, Cassandra Costa Selau, da SEARA Alimentos, e como relatora, Yasmine De Moura Da Cunha, da UNESC.

O objetivo da Câmara é promover iniciativas que contribuam para sensibilizar, capacitar e mobilizar as comunidades da bacia sobre a gestão dos recursos hídricos. Estão ligadas a ela, os seguintes órgãos: o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá; a Gaivota Saneamento; e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), além da SEARA Alimentos e da UNESC.

Mediação de Conflitos e Recursos Hídricos

Por fim, a Câmara Técnica de Mediação de Conflitos e Recursos Hídricos (CTMC) tem como coordenador, Sérgio Marini, da ADISI, e como relator, Rogério Bardini, da COOTIL. A frente adotada tem por objetivo assessorar na mediação e arbitragem de conflitos pelo uso da água ocorridos na área de atuação do Comitê, bem como no fomento de políticas e diretrizes para toda sociedade da bacia.

No grupo, estão: a Cooperativa de Irrigação de Jacinto Machado (COOIJAM); a Cooperativa Turvense de Irrigação (COOTIL); o Instituto de Meio Ambiente (IMA) de SC; a Associação de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (ADISI); e a Prefeitura de Passo de Torres.