Rio Araranguá

Comitê Araranguá aprova criação de Câmaras Técnicas e define projetos para 2023 Destaque

26/05/2023

Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 25, marca o encaminhamento de importantes ações para a gestão dos recursos hídricos na região

Em Assembleia Geral Extraordinária, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba aprovou a criação de três Câmaras Técnicas e concluiu a definição dos três projetos que desenvolverá ao longo do ano. O encontro foi realizado de forma virtual na tarde desta quinta-feira, 25, e contou com a importante participação de diversos membros.

Em relação às Câmaras Técnicas (CTs), foram aprovadas as criações das CTs de Assuntos Institucionais e Legais; de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos; e de Mediação de Conflitos e Recursos Hídricos. Posteriormente, será encaminhada a oficialização dos nomes de todos os membros de cada uma das CTs.

Já no que diz respeito aos projetos a serem realizados até o fim de 2023, com objetivo de auxiliar na melhora da situação dos recursos hídricos na área de atuação do Comitê, a AGE definiu as três frentes de trabalho a serem desenvolvidas. O primeiro projeto, que já havia sido validado anteriormente, trata de “Educação Ambiental nas Escolas” e deverá ser implantado em quatro instituições de ensino de Criciúma, Maracajá e Nova Veneza nos próximos meses.

Já o segundo projeto, inserido no Programa de Restauração Florestal do Comitê, irá contribuir com a revitalização de uma Área de Preservação Permanente (APP) na Lagoa de Sombrio, no município de São João do Sul, que atualmente está na área de gestão da Associação de Proteção Ambiental Aguapé, entidade membro do Comitê. Por fim, o terceiro projeto abordará um estudo de alternativas para restauração ecológica e revitalização da microbacia do Rio Sangão, e será realizado em parceria com o Ministério Público Federal.

Para a presidente do Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba, Eliandra Gomes Marques, as definições são extremamente importantes para que o trabalho desenvolvido em prol dos recursos hídricos seja fortalecido. “Nossa Assembleia foi muito produtiva. Acredito que teremos significativos reforços, a partir do momento em que as Câmaras Técnicas estejam 100% regularizadas e atuantes. Além disso, os projetos também serão contribuições essenciais, tanto para o próprio Comitê, quanto para a população de toda a bacia”, evidencia.