Rio Araranguá

Recuperação das matas ciliares das cerâmicas é pauta de reunião com a FATMA

07/05/2014
Os biólogos Aline Tomazi e Zenir Atanazio, técnicos do Comitê Tijucas, participaram de reunião na sede da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis da FATMA (Fundação do Meio Ambiente), em Florianópolis, na última segunda-feira, dia 05. O assunto debatido no encontro com os representantes do SINCERVALE (Sindicato Das Indústrias Cerâmicas) Aloir Alécio Dias e Sandro Tavares, os técnicos da regional de Florianópolis da FATMA, Leandro Weingartner e Sulaire Mengotti de Oliveira e Anderson Dalsenter da Dalsenter Ambiental foi a recuperação das matas ciliares das cerâmicas situadas em Áreas de Preservação Permanente - APPs.

Na ocasião os presentes discutiram qual metodologia a ser adotada na recuperação das matas ciliares situadas no entorno das cerâmicas em questão. Debateu-se também sobre quais os trâmites necessários junto à FATMA para regularizar a recuperação ambiental destas cerâmicas perante as normas ambientais para que as mesmas possam obter e/ou renovar suas licenças ambientais de operação – LAOs. Em breve a FATMA deverá realizar vistorias a estas cerâmicas, com o acompanhamento do Comitê Tijucas.

Ainda na oportunidade os biólogos puderam conversar o geólogo Cristiano Borgheti que está acompanhando de perto o processo de reformulação da Instrução Normativa Nº 07 da FATMA, que apresenta as normas para extração mineral de areia, argila e saibro. Segundo o geólogo, a FATMA está terminando este processo de reformulação e em breve deverá encaminhar ao Ministério Público para conhecimento, já que a IN07 original surgiu do Termo de Ajustamento de Conduta de 2005 firmado na Bacia do Rio Tijucas.