Rio Araranguá

Reunião do Plano de Bacia conta com boa representatividade em Içara e Criciúma

25/02/2014
Siderópolis, Treviso, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Maracajá, Içara, Rincão e Criciúma já participaram dos encontros de divulgação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá e da Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água. Nesta quinta-feira, dia 27, encerra a primeira rodada de visitas em Timbé do Sul, a partir das 9 horas.
"A semana está sendo de visitas aos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá com a Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água, onde participam integrantes da sociedade civil, usuários do recurso hídrico e poder público. Nesta quarta-feira, dia 26, os encontros da manhã aconteceram em Içara, com participação de Balneário Rincão e à tarde Criciúma recebeu a comitiva que trabalha na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá.

O Governo Municipal de Içara esteve representado pelo vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal, Seloney Carvalho e pelos secretários de Obra, Geraldo Baldissera, de Agricultura, Silvio Viana e pelo secretário de Planejamento e presidente da FUNDAI, Eduardo Rocha. Balneário Rincão participou por intermédio da presença do vereador, João Picollo, presidente da Colônia de Pescadores da localidade.

""Desejamos que este trabalho tenha êxito e que a conclusão do Plano de Bacia em 2015 se cumpra como lei em nossa região. Precisamos trabalhar pela segurança hídrica, pois a natureza não perdoa. É hora de agir com responsabilidade, com foco no desenvolvimento sustentável, ainda que certas ações gerem descontentamento. Não podemos ser acusados pelas futuras gerações de ter podido e nada feito algo por esse bem tão precioso"", ressaltou Serafin em seu pronunciamento.

O encontro da tarde contou com excelente representatividade da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma. O presidente da FAMCRI, Gelson Fernandes representou o prefeito Márcio Búrigo. Também merece destaque a presença de integrantes do Departamento Nacional de Produção Mineral, liderados pelo engenheiro químico, Plínio de Sá Moreira.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá integra o Programa SC Rural, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Diretoria de Recursos Hídricos, sendo realizado pela Empresa Profill e protagonizado pelo Comitê Araranguá. Os trabalhos encontram-se na etapa A, quando os encontros municipais buscam diagnosticar a dinâmica da bacia