Rio Araranguá

Evento divulga atlas ambiental da bacia do rio Araranguá

28/04/2013
"Um grupo expressivo de alunos, professores e representantes de entidades de classe da região prestigiou o professor, Dr. Luiz Fernando Scheibe, do Grupo de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, na noite de sexta-feira e sábado pela manhã, 26 e 27, no auditório da UFSC/UNISUL, campus Araranguá. Na oportunidade Scheibe divulgou o atlas ambiental da bacia do rio Araranguá e lançou o vídeo “O grito do Rio Araranguá"", um projeto de extensão “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Saneamento Básico"" da UFSC/Araranguá, com participação do Grupo de Educação Ambiental e Sustentabilidade e do Laboratório de Mídia e Conhecimento."

“O Extremo Sul Catarinense Chama muita atenção. Em 1990 começamos a realizar alguns estudos sobre a qualidade ambiental dessa região, que foram aprofundados em virtude de algumas tragédias que ocorreram nos municípios da AMESC. Ao longo de 15 anos ficamos trabalhando nessa região. Insistimos no fato de conhecer a realidade local para poder tomar posições necessárias quanto à dinâmica da bacia. O material está à venda na UFSC. Existem exemplares em muitas bibliotecas da região. A Prefeitura de Araranguá recebeu 100 exemplares para difundir entre as escolas municipais e os demais interessados podem solicitar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ”, informou o professor.

A iniciativa foi promovida em parceria do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (SDR/Araranguá e AMESC), do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Araranguá, da UFSC/Araranguá e da ONG Sócios da Natureza. “O estudo é muito importante para o Comitê e para toda a sociedade civil. Com o atlas, saímos das teses de ‘achismo’ e passamos para dados técnicos, obtendo um entendimento de como está a nossa bacia, de quanto tem de preservação, produção, poluição. A partir disso precisamos trabalhar em conjunto e explorar esse material para cuidar da água da nossa região”, conclui o presidente do Comitê Araranguá, David Tomazi Tomaz.
"