Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Comitê Chapecó e Irani realiza primeira AGO do ano Destaque

01/04/2024

O Comitê Chapecó e Irani realizou na última quarta-feira (27/03) a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) do ano. A reunião aconteceu na modalidade presencial, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Os representantes das organizações-membro juntamente com a Presidência e secretaria executiva deliberam matérias relevantes que nortearão parte dos trabalhos do Comitê durante o ano de 2024.

Dentre a pauta da AGO estavam a apresentação do Relatório de atividades do Comitê, realizadas no ano passado, incluindo suas três Câmaras Técnicas; Votação dos Planos de Trabalho, Comunicação e Mobilização Social e de Capacitação para este ano. Como objetivo em comum, estes Planos buscam assessorar e fortalecer os trabalhos do Comitê Chapecó e Irani, por meio da Entidade Executiva UNC, regidos pelo Edital nº 32/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O Plano de Trabalho, aprovado por unanimidade pela plenária prevê, dentre outras metas, a elaboração e execução de um Projeto Técnico, cuja proposta é elaborar o Diagnóstico e Prognóstico da Demanda Hídrica do Abastecimento Animal na Bacia do Rio Irani.

No Plano de Capacitação foram apresentadas e aprovadas três temáticas:  Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos; Plano de Recursos Hídricos e Comitê de Bacia: o que é o que faz. Além da importância dos dois primeiros temas, considerados emergentes, os presentes reforçaram a necessidade deste último, uma vez que o Comitê Chapecó e Irani está passando pelo processo de Assembleia Setorial Publica e terá o ingresso de novas organizações-membros para o mandato de 2024 a 2028, as quais terão a oportunidade de passar por um processo de nivelamento e desta forma conhecer a importância da atuação do Comitê, limitações atribuições e competências legais, etc.

Outros assuntos gerais também foram discutidos na AGO. Dentre eles, o Coordenador Técnico da Entidade Executiva, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Me. André Leão, apresentou o panorama das atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico. O Comitê Chapecó e Irani já realizou três etapas do Planejamento, em 29/11/2023 elaborou análise FOFA e em 07/02/024 e 14/02/2024 a Missão e Visão do Comitê foram construídas. O próximo encontro está previsto para acontecer em 28/05, na modalidade presencial, onde serão trabalhados os Objetivos estratégicos e Plano estratégico de Ação. Na oportunidade, André aproveitou para reforçar o convite aso representantes das organizações-membro presentes.

Ainda nos assuntos gerais, o Presidente do Comitê Chapecó, Clenoir Antônio Soares, explanou sobre o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (I ERCOB Sul) sobre as experiências que o evento promoveu aos participantes e a importância dos temas abordados, bem como o alto nível dos palestrantes.

Por fim, o Técnico da Diretoria de Saneamento e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Cesar Rodolfo Seibt, contribuiu nas discussões do tema: Assembleias Setoriais Públicas, reforçando a importância do processo de seleção das Organizações que irão compor o Comitê nos próximos quatro anos. Finalizando, considerou-se que a AGO foi muito proveitosa, sendo as deliberações propostas em pauta aprovadas por unanimidade, reforçando assim o trabalho coletivo e participativo do Comitê Chapecó e Irani. Parabenizou ainda o Presidente e a equipe da Entidade Executiva pela condução dos trabalhos na tarde de 27/03.