Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Câmara Técnica de Gestão de Crise Hídrica se Reúne Para Discutir Sobre Aplicação de Diagnóstico Destaque

18/08/2023

Na tarde de quinta-feira, dia 17 de agosto, estiveram reunidos os membros da Câmara Técnica de Gestão de Crise Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e do Rio Irani (CTCH), representantes de organizações-membro do colegiado, e membros da Entidade Executiva Universidade do Contestado.

Na pauta, foi discutido o plano de aplicação do diagnóstico do uso da água no meio rural da região hidrográfica 02, que compreende as bacias hidrográficas do rio Chapecó, do rio Irani e bacias contíguas.

Durante a reunião, os participantes discutiram e deliberaram que é necessário que se faça uma aplicação em um município piloto, ficando acordado que serão feitas tratativas para que o mesmo seja aplicado nas comunidades rurais do município de Pinhalzinho.

O questionário tem como objetivo caracterizar as demandas e as disponibilidades hídricas de usuários de água do meio rural nas bacias hidrográficas do rio Chapecó, Irani e bacias contíguas, para auxiliar a gestão dos recursos hídricos, principalmente sobre a crise hídrica e o saneamento rural, servindo de subsídio para a tomada de decisão das entidades no enfrentamento de eventos extremos de estiagem no Oeste catarinense.

Por fim, espera-se que na última Assembleia Geral Ordinária do ano de 2023, aprazada para novembro, se tenha os resultados sistematizados para apresentação para a plenária do CBH, bem como se dê os encaminhamentos e se amplie a aplicação do diagnóstico.