Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Assembleia do Comitê Chapecó e Irani reconduz a atual diretoria para novo mandato Destaque

04/08/2023

Na tarde da última quarta (02), foi realizada a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Chapecó-Irani no ano de 2023. A ocasião foi marcada pela eleição da Diretoria para o mandato 2023-2025. O atual presidente, Clenoir Antonio Soares representante da OCESC, foi reconduzido ao cargo, tendo como vice-presidente Adir Faccio (ARIS) e secretária executiva, Manuela Gazzoni dos Passos (UNOESC).

Soares agradeceu o apoio dos presentes à chapa e ressalta o compromisso com o futuro dos trabalhos. "Queremos agradecer a todos os membros que compõem este CBH, pela confiança de nos eleger para este novo ciclo de mandato que se inicia. Muito obrigado, pela participação e apoio de sempre aos membros que compõem este colegiado", pontua.

Nos próximos anos, os membros da Diretoria terão a incumbência de dar continuidade às atividades, visando promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado das Bacias Hidrográficas do Rio Chapecó e do Rio Irani e seus contíguos, integrando ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança públicas, assim como, prejuízos econômicos e sociais. Além disso, o colegiado desenvolve um relevante papel de promover o debate das questões relacionadas a Recursos Hídricos e articular a atuação das entidades. “Uma das pautas nos próximos anos é a realização das Assembleias Setoriais Públicas para que novas entidade entrem no Comitê, bem como iremos reivindicar fortemente pela atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio Chapecó, e a elaboração do Plano da bacia do rio Irani”, finaliza Soares.

A chapa única foi eleita com um total de 32 votos. A assinatura do termo de posse ocorrerá no dia 14. Outro aspecto a destacar foi a massiva participação das organizações-membro do colegiado, sendo que, das 40 entidades que fazem parte do Comitê, estiveram presentadas 38 destas pelos membros titulares ou suplentes.

Ainda na ocasião, a Entidade Executiva apresentou, e a plenária aprovou a proposta de projeto a ser elaborado visando o cumprimento das metas do Plano de Recursos Hídricos. O projeto irá mapear e identificar as áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do Rio Retiro, situada no município de Chapecó, visando a recuperação das áreas degradadas.

O Comitê Chapecó-Irani integra o Projeto Grupo Oeste de Comitês Bacias Hidrográficas (CBHs) e é assessorado pela Entidade Executiva Universidade do Contestado, tendo como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae).