Rio Tijucas

MATA CILIAR É TEMA DE PALESTRA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE PORTO BELO Destaque

06/06/2018

Uma das atividades da Semana do Meio Ambiente de Porto Belo foi a palestra “A importância da mata ciliar para proteção dos rios da região”, ministrada pela bióloga Aline Luiza Tomazi do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

O evento, realizado nessa terça-feira (05/06) no Centro Cultural Palco das Artes, reuniu cerca de 220 alunos das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Básica Municipal Profª Nair Rebelo dos Santos.

Na ocasião os estudantes aprenderam sobre os diversos usos da água como abastecimento público, agricultura, lazer, aquicultura, criação animal, mineração, assimilação de efluentes de esgoto, indústria, navegação, geração de energia elétrica e uso ecológico. Também conheceram a bacia hidrográfica e as diferenças apresentadas pelo rio em relação à mata ciliar, como vegetação densa no topo e erosão e assoreamento próximo à foz.

Conforme Aline, a mata ciliar está diretamente relacionada à qualidade da água, preserva a biodiversidade e garante para que não ocorra enchente, nem seca. E ainda complementa que ações simples podem ser feitas para recuperar as áreas degradadas.

“É preciso plantar árvores, jogar lixo no local adequado, armazenar óleo de cozinha em garrafas fechadas e destinar para a coleta seletiva, os remédios vencidos devem ser levados a uma farmácia ou unidade de saúde que dará o destino correto, além disso é necessário economizar água e tratar o esgoto,” explicou a bióloga.

Por Rokelly Pierozan, jornalista