Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga participa de Seminário no Vale da Produção Destaque

10/06/2024

Na última quinta, 6 de junho, foi realizada no município de Ipumirim a terceira edição do Seminário Clima, Solo e Água: Sustentabilidade no Vale da Produção. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as prefeituras da região e contou com a participação do Comitê Jacutinga em um dos importantes painéis apresentados.

Ao todo, o evento levou ao público temas de relevância em quatro diferentes eixos. No primeiro, foram abordados governança territorial, desenvolvimento econômico e território empreendedor. No segundo, estiveram em pauta sustentabilidade hídrica, sensibilização e conservação regional, mata ciliar e soluções em saúde e educação. No eixo de número três, o foco esteve em gestões na agricultura, PEC Jovem e SIM regionalizado; enquanto no quarto momento o enfoque esteve em aspectos culturais e turísticos.

O Presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, foi o responsável por trazer aos presentes, informações variadas e atuais quanto ao trabalho realizado. "Falamos sobre o banco de dados colaborativo das fontes de água da bacia hidrográfica do Rio Jacutinga e bacias contíguas como um todo", ressalta, mencionando também a presença do Consórcio Lambari e do Consórcio Iberê durante este trecho do Seminário.

Conforme o Coordenador de Projetos da Entidade Executiva – Universidade do Contestado, Murilo Anzanello Nichele, o processo de articulação, mobilização e capacitação dos municípios para o fornecimento de dados foi um dos grandes resultados do projeto apresentado no Seminário. "Isso possibilitou a reintegração dos municípios abrangidos nas discussões sobre o tema, fortalecendo sua integração com o Comitê de Bacia. O mapa interativo, elaborado com base na área de abrangência do Comitê e nas informações fornecidas sobre fontes de água, tornou-se uma ferramenta atemporal de apoio e suporte em diversas discussões. Permitindo também o subsídio à iminente revisão do plano de recursos hídricos do Rio Jacutinga e bacias contíguas", aponta.

Acesso o Banco de Dados Colaborativo das Fontes de Água do Comitê Jacutinga, clicando AQUI

Além de acompanhar as atividades do Comitê no SIRHESC, aproveite para seguir pelo Instagram (@comitejacutinga).