Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Dia Mundial do Meio Ambiente: Presidente do Comitê Jacutinga destaca mobilização Destaque

05/06/2024

Nesta quarta, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) faz alusão ao ano de 1972 quando, neste mesmo dia, acontecia a Conferência de Estocolmo. O momento foi um marco diante da assimilação dos desafios crescentes quanto ao aquecimento global, a poluição dos rios e mares, entre outros efeitos da ação humana sobre a Terra.

“Acredito que quanto mais a sociedade for mobilizada e atuante, maior será o avanço nas questões relacionadas a água. Uma população empoderada, com conhecimento, pode contribuir nos avanços ambientais e isso os comitês de bacias hidrográficas podem oferecer através de suas ações”, dessa forma o Presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, destaca o papel de uma atuação engajada junto à comunidade nos dezenove municípios de abrangência do órgão.

Indo ao encontro dos propósitos inerentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Giron sugere a assimilação de que as pautas ambientais são de importância inadiável para o futuro de todos, ressaltando o cuidado com a água e debates sobre sua preservação. “Os Comitês podem contribuir de várias formas, mas principalmente oportunizando o espaço para todos os interessados - governo, população da bacia e usuários de água - a discutir as questões relacionadas principalmente de temas tão emergentes como as mudanças climáticas, por exemplo. Atualmente percebe-se um cenário desafiador relacionado ao planejamento do futuro, para tanto, é necessário e urgente começarmos a trabalhar de forma conjunta. Todos os setores da sociedade devem entender que as questões ambientais precisam ser respeitadas”, explica.

O Presidente cita projetos, pesquisas, seminários e programações tais como a Semana da Água como essenciais em vistas à reflexão sobre um amanhã mais sustentável. O Comitê Jacutinga proporciona a população momentos para reflexão sobre as questões ambientais. Um exemplo desta reflexão encontra-se em pensar soluções de contraponto à falta de planejamento urbano no país. “Quando se trata das questões ambientais o cenário piora, pois, as regras ambientais que tentam de alguma forma preservar o pouco que resta estão sempre sendo negligenciadas ou flexibilizadas em prol do desenvolvimento de alguns setores. Para conseguir trazer segurança as populações, tentamos mitigar os riscos, principalmente para as populações mais vulneráveis”, aponta, sugerindo a necessidade de medidas concretas e planos que considerem a temática ambiental em toda sua amplitude.

O professor Dr. Jairo Marchesan - Coordenador Geral da Entidade Executiva de Fortalecimento aos Comitês de Bacias Hidrográficas - Grupo Uruguai Oeste vinculado à Universidade do Contestado (UNC) - contextualiza a história do Dia Mundial do Meio Ambiente, enfatizando a importância dessa data. "O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 05 de junho de 1972, em Estocolmo, na Suécia, por ocasião da Conferência Mundial do Meio Ambiente. Foi a primeira vez que as lideranças mundiais pararam para refletir sobre os problemas socioambientais globais e suas consequências. É uma data para chamar atenção de toda a sociedade pelos problemas ambientais que se apresentam, bem como, promover a compreensão e reflexão das causas e consequências das alterações e efeitos negativos ambientais, além de estimular a sociedade a contribuir no processo pela busca da minimização ou resolução dos problemas socioambientais que lhe afligem", sublinha.