Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga representado no ERCOB SUL Destaque

26/03/2024

O Comitê Jacutinga, sempre atento aos debates sobre as temáticas hídricas, participou do I ERCOB Sul (I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil) que aconteceu na cidade de Florianópolis, nos dias 20, 21 e 22 de março.

Dentre os representantes do Comitê Jacutinga, estiveram presentes: o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio de Lorenzi, e a representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (AECOM), Marilu Mattiello. Esteve também presente a equipe da Entidade Executiva Fundação Universidade do Contestado que presta assessoramento ao Comitê Jacutinga.

O objetivo do I ERCOB Sul, que contempla os três estados do Brasil, foi promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Na programação, ocorreram capacitações em recursos hídricos e abordagem dos temas: Educação Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos e experiências exitosas dos Comitês de Bacias; Panorama, avanços e desafios dos Comitês; Conflitos, outorgas, medicação e escassez de água; Ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens) e Monitoramento Hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos. Finalizando com os debates sobre os Avanços, desafios e perspectivas para a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região Sul; Fortalecimento e sustentabilidade dos Comitês e órgãos gestores – Cobrança pelo uso dos recursos hídricos; Gestão compartilhada de bacias interestaduais – Uruguai-Iguaçu. Essa foi mais uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de informações.

Para o presidente da ACCS, Losivânio de Lorenzi, o ERCOB trouxe uma notável contribuição para a preservação dos recursos hídricos. “Eu participei representando os usuários de água dentro da nossa atividade, pra entender qual era o objetivo de trabalho em conjunto nos três estados do Sul. Agora, nos comitês, podemos sugerir boas propostas para a continuidade dos trabalhos em prol da preservação da água”, assinala.

A representante da AECOM, Marilú Mattiello, destaca a relevância dos temas tratados. “O evento proporcionou um espaço para o compartilhamento de conhecimento, experiências e estratégias voltadas para a gestão dos recursos hídricos. Palestras importantes giraram em torno dos avanços e desafios enfrentados pelos Comitês de Bacias. Questões como: conflitos relacionados a outorgas e escassez de água foram discutidos, assim como estratégias para mitigar os impactos das secas e inundações. O monitoramento hidrometeorológico e os protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos também foram abordados, visando aprimorar a capacidade de resposta diante de situações emergenciais. Outro tema em destaque foi a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, um instrumento fundamental para a sustentabilidade da gestão hídrica. Em resumo, o ERCOB Sul foi um evento que proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências, o debate de ideias e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos, o que reflete a importância estratégica desse tipo de iniciativa na construção de um futuro mais sustentável e resiliente para as nossas bacias hidrográficas”, finaliza.

O I ERCOB Sul proporcionou um espaço vital para o intercâmbio de ideias, experiências e soluções inovadoras. Ao longo do evento, líderes e participantes dedicaram-se em abordar os desafios e oportunidades enfrentados pela região, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo.