Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga presta homenagem a Ademilson Barreiros da Silva Destaque

11/03/2024

O Comitê Jacutinga e a entidade executiva UNC prestaram homenagem a uma liderança que tem uma participação fundamental na trajetória de 20 anos do Comitê. Trata-se de Ademilson Barreiros da Silva. Funcionário de carreira da Cidasc, Ciminho (como é conhecido pela comunidade) tem a voluntariedade em seu DNA. A preocupação com a preservação dos recursos hídricos o levou a ingressar no Comitê Jacutinga, onde permaneceu até o ano passado.  Depois de tantos anos dedicando o seu tempo à causa hídrica, ele encerrou a sua jornada no Comitê. “Toda homenagem é gratificante e honrosa, mas, ser homenageado por um comitê de bacias e nesse caso específico o Comitê Jacutinga, me faz crer que consegui, até aqui, alcançar meu objetivo, que é parte de uma música (Fazer um mundo ideal, pra quando seu filho crescer, olhar um cantinho do mundo e enxergar você)”, assinala.

Ciminho escreveu uma história de trabalho e comprometimento com os temas que envolvem o Comitê Jacutinga.  A generosidade e o equilíbrio sempre pautaram sua conduta. Participou ativamente das reuniões e ações que possibilitaram ao Comitê exercer um papel de protagonismo na gestão dos recursos hídricos em toda a região. “Foram quase 20 anos (ingressei na primeira gestão) e na verdade são anos de crescimento, evolução, aprendizado e só tenho a agradecer”, pontua. Nesta jornada como membro do Comitê Jacutinga, Ademilson Barreiros da Silva foi um entusiasta, participando das grandes discussões relativas ao meio ambiente e, em especial, ao tema água.

Ademilson, que se aposentou em outubro de 2023, após quase quarenta anos dedicados à Cidasc, teve uma notável contribuição para o fortalecimento e consolidação do Comitê Jacutinga.  “Os múltiplos usos da água, geram e no futuro irão gerar ainda mais, conflitos e debates, onde os Comitês têm papel fundamental, como fórum oficial e legal para que estes sejam mitigados, solucionados e encaminhados de forma correta e técnica”, sublinha, destacando a importância do órgão para a região.

Na condição de membro do Comitê Jacutinga, Ciminho teve uma participação destacada na realização do Concurso de Fotografias – um evento que contribuiu para que a temática hídrica fosse evidenciada na região do Alto Uruguai Catarinense. “Eu lancei a ideia do concurso em uma reunião da câmara técnica do Comitê Jacutinga como mais uma ferramenta para divulgar as ações do órgão e aproximá-lo da sociedade. Além disso, foi uma forma de buscar a proximidade da população com os rios, com as águas e também para que as pessoas olhassem para esse bem que é o mais importante da nossa vida. Tive a honra de ser o coordenador de todas as edições do concurso, realizadas até então e os resultados foram mais do que gratificantes, como material e sucesso nos objetivos”, acrescenta.

Por fim, Ademilson Barreiros da Silva externa a gratidão por ter sido membro do Comitê Jacutinga e integrar um movimento que se tornou representativo na defesa dos recursos hídricos. “O sentimento na verdade é de gratidão porque aparentemente estamos trabalhando voluntariamente em prol de uma sociedade melhor, mas o convívio com seres humanos do mais alto nível e os temas que trabalhamos, estudamos e abordamos, resultam em uma evolução pessoal imensa. Devo muito ao Comitê Jacutinga e as pessoas com quem lá convivi”, finaliza.