Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Câmara Técnica do Comitê Jacutinga realiza reunião Destaque

21/02/2024

Na tarde do último dia 09, foi realizada mais uma importante reunião com membros da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê Jacutinga. Ocorrida na Sala Maker da UNC - Campus Concórdia, a ocasião pautou assuntos de relevância junto aos presentes.

Alguns dos temas pautados foram: a reunião de planejamento estratégico prevista para o próximo dia 29, bem como o Projeto Anual do Comitê para este ano. Além disso, debateu-se a participação no Tecnoeste, realizado em fevereiro, e o Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil (ERCOB).

O Planejamento Estratégico é uma discussão fundamental para dar legitimidade às ações futuras do Comitê. A presença das entidades-membro no encontro previsto para o dia 29 de fevereiro é essencial. Já o Plano Anual do Comitê também é uma ação de relevância para projetar as prioridades para 2024.

Sobre a participação no Tecnoeste, a equipe do Comitê Jacutinga está participando do espaço destinado ao Meio Ambiente. Está sendo um momento singular para fortalecer o papel educativo das entidades que atuam com mais assiduidade em defesa da preservação dos recursos naturais.

Com relação ao I ERCOB SUL, estão abertas as inscrições para o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 em Florianópolis/SC. O Comitê Jacutinga, sempre atento aos debates sobre as temáticas hídricas, será representado no evento. Será mais uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de informações.

A expectativa é que os diálogos realizados na reunião contribuam com o andamento dos trabalhos, fortalecendo os planos existentes e fomentando a participação no âmbito da Câmara. Foi mais um momento muito oportuno para reflexão sobre o futuro das atividades.

A Câmara Técnica é um órgão que dá sustentação ao Comitê Jacutinga, aprofundando os temas que impactam na gestão dos recursos hídricos. A Câmara realiza reuniões periódicas e, com sua representatividade, fortalece o trabalho do Comitê, sendo um importante instrumento de apoio.