Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Planejamento estratégico é iniciado no Comitê Jacutinga Destaque

21/12/2023

Na tarde de sexta (15/12/2023), foi realizada a primeira etapa com foco no Planejamento Estratégico do Comitê Jacutinga. A ocasião colocou em pauta importantes assuntos direcionados às análises necessárias para o andamento da temática em questão. A pauta foi composta por abertura, nivelamento, revisita a planejamentos anteriores, dinâmicas de análise interna e externa, além da plenária de validação e reflexões finais. O trabalho, conduzido pelo Engenheiro Sanitarista e Ambiental Rafael Leão, da Entidade Executiva UNC, trouxe a discussão questões de grande relevância para atuação do Comitê no horizonte de até 5 anos.

Durante o encontro, o Presidente do Comitê, Janiel Giron, sugeriu a presença de pessoas-chave - que já tenham participado do Comitê – no desenvolvimento das próximas etapas. O método de análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), foi bem avaliado pelo grupo, e definiu-se que os resultados da metodologia serão apresentados em um próximo momento.

O encontro marca mais uma oportunidade importante para a continuidade da atuação engajada e propositiva do Comitê Jacutinga na preservação dos recursos hídricos. O Planejamento Estratégico é mais um passo essencial para projetar as ações futuras do Comitê Jacutinga, estabelecendo novas metas, introduzindo novos desafios e aprimorando a proposta de trabalhar com ênfase o tema gestão dos recursos hídricos em toda a área de abrangência do Comitê.

O Comitê Jacutinga, que completou 20 anos em 2023, assume um papel de protagonismo nos debates acerca das questões hídricas, contando com a força e a representatividade das organizações-membro. O ano que está encerrando foi de grandes desafios para o Comitê e 2024 reserva novas dinâmicas, imersões e muito trabalho de toda a equipe.

Além das ações em defesa da eficiência e da proatividade na gestão dos recursos hídricos, o Comitê Jacutinga também tem uma atuação destacada nas ações de educação ambiental.  Durante todo esse período de existência, o Comitê desenvolveu diversos trabalhos na comunidade, envolvendo escolas e outros atores da sociedade.

Para o ano que vem, o Comitê já está projetando uma série de ações alusivas à Semana da Água.  A ideia é promover atividades educativas que promovam uma reflexão nas comunidades, fortalecendo a consciência de que todos precisam fazer a sua parte para preservar esse bem tão precioso e vital para a humanidade.

Além da Semana da Água, o Comitê Jacutinga desenvolverá outros projetos, dando enfoque à gestão dos recursos hídricos. Neste contexto, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta fundamental para nortear essas atividades. A próxima etapa do Planejamento acontecerá no dia 29 de fevereiro de 2024.