Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

XI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense Destaque

20/10/2023

No dia 16 de outubro o Comitê Jacutinga se reuniu, de forma virtual, com as suas instituições-membro e demais instituições parceiras para iniciar a preparação da XI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense de 2024.

A Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense é o maior evento de atividades voltadas a educação ambiental sobre questões relativas à gestão da água no Estado de Santa Catarina, e acontece anualmente no mês de março. As instituições membro e parceiras do Comitê Jacutinga realizam eventos diversos alusivos ao Dia Mundial da Água (22 de março) onde o Comitê colabora, organiza e ajuda a divulgar e registrar esses eventos, de forma a somar esforços e evitar conflitos de datas e, dessa forma, atingir um público maior.

A última Semana da Água realizada ocorreu em 2021. Nos dois últimos anos, por motivos de indefinição das Entidades Executivas dos Comitês de Bacia por parte do Estado de Santa Catarina, não foi possível realizar a Semana da Água. A partir desse ano, com a contratação da UNC como Entidade Executiva do Comitê Jacutinga e demais comitês da vertente do Rio Uruguai, a organização para a Semana da Água de 2024 se tornou possível.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o tema do Dia Mundial da Água para 2024 é “Aproveitando a Água para a Paz” – tema deveras relevante nos dias atuais frente aos diversos conflitos que observamos no mundo. "A ideia é que consigamos mobilizar, se possível, todos os 19 municípios que compõem a região hidrográfica do Comitê Jacutinga, levando informações sobre gestão hídrica, sustentabilidade, meio ambiente e, porque não, paz à todas as pessoas do território. E que essas mensagens possam cruzar as fronteiras de nosso comitê e conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre a necessidade da gestão e do uso racional dos recursos hídricos", destaca o coordenador da Câmara Técnica do Comitê Jacutinga, Alexandre Matthiensen.

Abrangência do Comitê

O Comitê Jacutinga completou 20 anos de história em 2023, congrega os municípios de Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Catanduvas, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Ouro, Peritiba, Presidente Castello Branco, Seara, Vargem Bonita e Xavantina.

Os objetivos do Comitê Jacutinga

Estão entre as prioridades do Comitê: Promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e seus contíguos, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos, dos recursos hídricos em sua área de atuação; Promover a integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança públicas, assim como prejuízos econômicos e sociais; Adotar a Bacia Hidrográfica como unidade físicoterritorial de planejamento e gerenciamento; Reconhecer o recurso hídrico como um bem público, de valor econômico, cuja utilização deve ser cobrada, observados os aspectos de quantidade, qualidade e as peculiaridades da bacia hidrográfica; Combater e prevenir as causas e efeitos adversos da poluição, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos de água nas áreas urbanas e rurais; Compatibilizar o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente; Promover a maximização dos benefícios econômicos e sociais resultantes do aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos assegurando o uso prioritário para o abastecimento das populações e Estimular a proteção das águas contra ações que possam comprometer o uso atual e futuro.