Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Seminário aborda o tema “Tecnologias digitais para a gestão do meio ambiente rural” Destaque

05/10/2023

Foi realizado dia 28 de setembro, o Seminário “Tecnologias Digitais para a gestão do meio ambiente rural”. O evento, que ocorreu na Embrapa Suínos e Aves, teve como finalidade mostrar o potencial das ferramentas digitais e de geoprocessamento na gestão ambiental e produtiva em diferentes escalas espaciais, que vão da pequena propriedade à bacia hidrográfica.

Participaram cerca de 45 profissionais de diversas áreas como: técnicos das instituições públicas e privadas, pesquisadores e gestores municipais, agricultores, empresas prestadoras de serviço e iniciativa privada, representantes dos comitês de bacias hidrográficas e alunos de graduação da IFC campus Concórdia. Na ocasião, aconteceu o lançamento do projeto “Banco de dados colaborativo das fontes de água na bacia hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas”. A realização é da Embrapa Suínos e Aves e Agrocon, com o apoio de CREA-SC. Os promotores foram: Consórcio Lambari, AMAUC, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas.

Conforme o pesquisador da EMBRAPA, Cláudio Miranda, a ocasião foi de extrema importância para avanços futuros. O pesquisador ainda ressalta o potencial papel da plataforma AgroTag no desenvolvimento das atividades. "Poderia ser o local ideal para se utilizar destes instrumentos na gestão espacial dos dados de diversas ordens, desde a qualidade do solo, deslocamento de máquinas, licenciamento ambiental", pontua, ressaltando a versatilidade da AgroTag rumo ao processo de tomada de decisões.

A fácil operacionalização das tecnologias é levantada pelo pesquisador como ponto muito positivo de seu uso. O lançamento do projeto de mapeamento colaborativo das fontes de água também foi elogiado. "É um trabalho de importância, pois vai permitir que todos os municípios conheçam a disponibilidade de preservação de água", lembra.