Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Câmara Técnica escolhe membros no Comitê Jacutinga Destaque

19/05/2023

Na tarde de quarta-feira (17), foi realizada uma importante reunião da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas. Na ocasião, que ocorreu no campus da Universidade do Contestado em Concórdia, Alexandre Matthiensen – da Embrapa Suínos e Aves, foi escolhido como novo coordenador da Câmara. Já a função de relatora ficará a cargo da professora Celi Araldi Favassa da Universidade do Contestado.

A reunião foi de suma importância para avanços nas atividades a serem desenvolvidas pelo Comitê nos próximos meses. Ao longo do encontro, também esteve em pauta a Elaboração de Projeto Anual do Comitê Jacutinga com assessoramento da Entidade Executiva, além de outros assuntos.

Conforme a Resolução nº 23, de 18 de abril deste ano, “a Câmara Técnica é um organismo de caráter consultivo e tem como finalidade dar apoio técnico-científico e institucional ao Comitê”.

Dessa maneira, sua abrangente atuação promete contribuir com o êxito das iniciativas vindouras. É mais um instrumento essencial para fortalecer a ação do Comitê Jacutinga em sua região de atuação, aumentando seu caráter representativo.

O Comitê Jacutinga tem trabalhado fortemente com o intuito de promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e seus contíguos, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos, dos recursos hídricos em sua área de atuação. Dentre outras finalidades, o Comitê também promove a integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança públicas, assim como prejuízos econômicos e sociais.