Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Janiel Giron é o novo presidente do Comitê Jacutinga Destaque

19/03/2021

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 18, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas. O evento ocorreu de forma online, seguindo as recomendações dos órgãos sanitários. Na oportunidade, foram tratados sobre os seguintes temas: aprovação da ata da Assembleia Geral Ordinária do dia 12 de novembro de 2020; Leitura de ofícios de substituição de membros titulares e suplentes do Comitê e Abertura do Processo Eleitoral pelo Presidente da Comissão Eleitoral. A nova diretora do Comitê foi empossada e tem como presidente Janiel Giron, que substitui Alexandre Matthiensen. A vice-presidente é Celi Terezinha Araldi Favassa e a secretária executiva é Samara Romani.

Durante a AGO também foram tratados assuntos como: a Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense 2021, que iniciou em fevereiro e ocorre até o final de março com palestras, capacitações, reflexões, projetos e uma série de ações que visam enfocar a preservação e uso consciente dos recursos hídricos. A Assembleia Geral Ordinária discorreu ainda sobre o lançamento do Livro "Ações e Pesquisas em Recursos Hídricos na Bacia do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas. A Assembleia Geral Ordinária é um momento de extrema relevância, constituindo-se em um espaço que legitima as ações e delibera sobre os mais variados temas de interesse dos membros do Comitê.

Alexandre Matthiensen, que deixou a presidência do Comitê Jacutinga, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido. "Eu acredito que conseguimos realizar tudo aquilo a que nos propomos durante o período em que participei da diretoria do Comitê Jacutinga, na função de presidente (2019-2021). Apesar de, desde março de 2020, estarmos atravessando um período conturbado em função da pandemia da COVID-19, toda a equipe da diretoria, da Câmara Técnica Permanente e da Entidade Executiva não mediram esforços para levar a cabo o planejamento inicial, e terminar esse período da gestão do Comitê com um saldo social bastante positivo. Além de, particularmente, ter sido um período de grande aprendizado pessoal", destaca Matthiensen.

O presidente do Comitê Jacutinga (gestão 2019-2021) fez um relato das principais ações executadas neste período, apontando atividades como: Elaboração e aprovação do novo Regimento Interno do Comitê Jacutinga; Realização das Assembleias Setoriais Públicas para escolha das novas entidades-membro do Comitê; Atualização e aprovação do Planejamento Estratégico, Plano de Trabalho, Plano de Capacitação e Plano de Comunicação e Mobilização do Comitê Jacutinga, para a gestão passada e o aditivo de seis meses; Criação da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos do Comitê Jacutinga, que substitui a antiga Comissão Consultiva; Realização do processo eleitoral para a nova Diretoria do Comitê Jacutinga; Publicação da Cartilha sobre Manejo e Manutenção de Cisternas; Publicação do livro Ações e Pesquisas em Recursos Hídricos na Bacia do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas; Organização e realização, mesmo em modo virtual, da X Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, contando com a participação de mais de 40 instituições membro e parceiras do Comitê e Organização e lançamento da 6ª edição do já tradicional Concurso de Fotografias “Olhares Sobre a Água”. Outro ponto, citado por Matthiensen, foi a maior aproximação com os outros três comitês da região Oeste e Meio-Oeste.

O novo presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, destacou o desafio de assumir a presidência. "Temos um Comitê muito atuante, que desenvolve uma gama de ações em prol da preservação e uso consciente dos recursos hídricos. Ter a oportunidade de presidir o Comitê é uma missão desafiadora. Pretendo, junto com a equipe, dar continuidade aos trabalhos que estão em andamento e potencializar cada vez mais essas ações, estreitando os laços com as comunidades e fortalecendo o relevante papel desempenhado pelo Comitê. Agradeço aos membros que nos confiaram essa missão e, desde já, externo o compromisso de atuarmos com muito respeito e ética em defesa da água - um elemento vital para a humanidade e que precisa ser preservado constantemente", declara Giron.