Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova comissão técnica para a formação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai

19/07/2012
Na tarde dessa sexta-feira (20/07) membros do CERH também empossaram novos conselheiros e deliberaram sobre a pauta que inclui o pacote de medidas do Governo para a prevenção de enchentes no estado
Nesta sexta-feira (20/07) o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), reunido no auditório da Secretaria de Estado da Administração, em Florianópolis, decidiu sobre a formação da Comissão Técnica responsável pelos trabalhos de formação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai (CTRU). Com a manifestação de membros do Conselho, presentes em maioria na reunião, ficaram indicados para a comissão os seguintes representantes: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Os membros do CERH também votaram a favor de que os comitês de bacia que atuam na parte catarinense do rio Uruguai (Comitê do Rio do Peixe, Comitê do Rio Canoas, Comitê Jacutinga, Comitê Chapecó/Irani e Comitê do Rio das Antas) sejam colaboradores no acompanhamento, análise e emissão de pareceres sobre as atividades de formação deste que será o primeiro comitê de uma bacia hidrográfica transfronteiriça com atuação brasileira. O Seminário de Integração da Bacia do Rio Uruguai sobre a formação do novo comitê será em Itá (Oeste catarinense), em 1 de agosto e terá a participação de um representante do Ministério das Relações Exteriores. “Santa Catarina tem a mobilização social adiantada pelos nossos comitês instalados no Rio Uruguai, que trabalham com a SDS na criação dos planos de bacia. Esse será mais um passo importante para darmos seguimento à política estadual gestão dos recursos hídricos”, argumentou o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Edison Pereira de Lima.
Os conselheiros também assistiram a apresentações da Gerência de Saneamento e Meio Ambiente da SDS sobre os 179 planos de saneamento entregues em 2011 aos municípios com até 10 mil habitantes e que agora aguardam a tramitação nas câmaras de vereadores para que as prefeituras possam solicitar os recursos necessários para a sua implantação e sobre os investimentos realizados pela SDS como uma das executoras do Programa SC Rural pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O SC Rural prevê a aplicação dos recursos provenientes do BIRD e do Governo do Estado ao longo de seis anos (2011 a 2016). O último assunto abordado na reunião do CERH foram medidas para a prevenção de cheias em Santa Catarina e o novo pacote de medidas adotadas pelo Governo do Estado, o Pacto por Santa Catarina, anunciado pelo governador Raimundo Colombo nesta terça-feira (17/07).