Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitês do Oeste presentes no Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas Destaque

04/12/2020

Os Comitês de Bacias Hidrográficas do Oeste Catarinense: Jacutinga, Antas e Peixe participaram do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O Fórum é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, atualmente em número de 233. Sua missão, definida em seus princípios, normas e funcionamentos, é a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.

​A vice-presidente do Comitê Jacutinga, Celi Araldi Favassa, participou da Assembleia Geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Conforme Celi, os principais temas tratados foram: Aprovação da ata da Assembleia Geral do XXII ENCOB/2019; Apresentação do Relatório de Trabalho FNCBH 2020; Apresentação da metodologia do trabalho de revisão do Regimento Interno do FNCBH e leitura e aprovação da carta de adesão do Estado do Ceará/CE para realização do XXV ENCOB/2023. Participaram da Assembleia online, aproximadamente 120 pessoas, dos mais variados estados brasileiros e Comitês de Bacias.

De acordo com Celi Araldi Favassa "um dos itens mais importantes foi a questão da metodologia do trabalho de Revisão do Regimento Interno do FNCBH, onde a partir deste mês até o mês de março de 2021, todos os Comitês de Bacias receberão a primeira versão do regimento e poderão fazer sugestões. Também foi discutida a questão do fortalecimento dos Comitês e do próprio Fórum Nacional junto a ANA, Agência Nacional de Água.", destaca.

O presidente do Comitê Antas, Júnior Kunz, explica que um dos temas em debate foi a escassez de recursos repassados aos comitês para a sequência dos trabalhos. "O Fórum foi bastante produtivo. Diferente de Santa Catarina, em nível de Brasil, vários Comitês alegaram muitas dificuldades na sua operacionalização devido à falta de repasse de recursos financeiros pelos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos trazendo empecilhos para a própria manutenção das atividades. Esse foi o grande problema apontado. Além disso, os Comitês do Sul trataram sobre a questão das mudanças climáticas", destaca Kunz.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) deu início na terça-feira, dia 01/12, às atividades virtuais do XXII Encontro Nacional de Comitês de Bacias – ENCOB. A série de webinars se estendeu até quinta-feira, dia 03/12, e pôde ser conferida gratuitamente por meio do Facebook do Fórum e no canal do YouTube Eu Cuido de Rios.

Na quinta-feira, os representantes dos Comitês de Bacias participaram da Assembleia Geral do Fórum, onde foram discutidas as próximas edições do encontro nacional. A edição que estava prevista para outubro deste ano em Curitiba/PR foi adiada para o primeiro semestre de 2021. No ano de 2023, o estado do Ceará deve sediar o ENCOB.