Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Entidades participantes da Semana da Água do Comitê Jacutinga realizam avaliação Destaque

21/05/2019

Entidades participantes da Semana da Água 2019 manifestaram desejo de tornar o evento ainda maior a partir da próxima edição, em 2020. A ideia foi sugerida durante reunião de avaliação da Semana promovida pelo Comitê Jacutinga, na sexta-feira, 10 de maio de 2019, na sede da Amauc, em Concórdia. Concluiu-se que o desempenho atingido foi muito positivo, mas o desejo é avançar e ampliar a participação em todos os municípios abrangidos pelo Comitê. Foram abordadas também questões relacionadas busca por estratégias para ampliar a visibilidade das atividades. Segundo o presidente do Comitê Jacutinga, Alexandre Matthiensen, os participantes da VIII Semana da Água demonstraram que querem um evento ainda maior com a participação de mais instituições. “Para alcançar este objetivo é preciso planejamento. Pretendemos iniciar os preparativos para março de 2020 com maior antecedência e trabalhar na divulgação de forma regional”, adiantou ele.

A Semana da Água realizada sob a coordenação do Comitê Jacutinga é um dos mais importantes eventos de Santa Catarina relacionado ao Dia Mundial da Água. Há várias edições o número de entidades envolvidas e a quantidade de atividades realizadas têm aumentado consideravelmente, caracterizando o evento como mensal e não mais semanal como era no começo.

Na edição deste ano, o Comitê contou com a assessoria executiva da Ecopef que facilitou a realização de várias ações.  Houve 33 instituições participantes, em 52 atividades/eventos, abrangendo municípios da região do Alto Uruguai Catarinense e do Meio Oeste. As entidades participantes foram as seguintes:

Epagri Concórdia, Epagri Itá, Epagri Peritiba, Epagri Ipira e Epagri Xavantina, CDA, ECOPEF, IMA, AECOM, FACC, Consórcio Lambari, E.  Municipal Freya Hoffmann Wetengel, Escola Municipal Maria Petroli, Escola Francisco Bagatini, Escola E.B Professor Olavo Cecco Rigon, UnC – Campus Cdia,  Siccob Transcredi,, Polícia Militar Ambiental, Leo clube Omega Concórdia Centro, CELESC, CASAN, Bombeiros Voluntários de Concórdia, CompreTudo Supermercados, COPÉRDIA, EMBRAPA, Amigos do Bonsai (Arabutã),  11 grupos  de idosos de Itá, Zatt Supermercados e Prefeituras de Concórdia/SC, Arabutã/SC, Xavantina/SC, Itá/SC, Catanduvas/SC, Peritiba/SC e Ipira/SC.