Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

COMITÊ RIO JACUTINGA ELEGE NOVA DIRETORIA

23/03/2011
Em Assembléia Ordinária realizada no dia 22 de março de 2011, os membros do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga e Sub-Bacias contíguas, entre outras deliberações, também elegeram a nova diretoria e os membros do Conselho Consultivo. Como presidente foi eleito o engenheiro agrônomo da Epagri Vilmar Comassetto, como vice o representante da prefeitura de concórdia, senhor Moacir Valcarenghi e como secretário executivo o representante do Consórcio Lambari, senhor Roberto Kurtz Pereira. Também foram eleitos e tomaram posse os membros do Conselho Consultivo, que ficou assim composto: Idair Piccinin (Frigorífico Varpi Ltda) e Felipe Penter (ACCS) como representantes dos usuários de água, Cláudio Rocha de Miranda (EMBRAPA) e Ademilson Barreiros da Silva (CIDASC) como representantes de órgãos públicos e Gilmar Antônio da Rosa (Prefeitura Ipumirim) e Celi Terezinha Favassa (UnC) como representantes da sociedade civil. Segundo Comassetto, os principais objetivos da nova diretoria e conselho consultivo são de “ampliar as ações do comitê visando a mobilização social na bacia para aprofundar as discussões em torno da problemática envolvendo a água visando a gestão eficiente desse recurso, tanto superficial quanto subterrâneo. Para tanto, daremos continuidade à elaboração de projetos em parceria com a Rede Guarani-Serra Geral para a estruturação do Laboratório de Águas da UnC/Cidasc e criação do Laboratório de Hidrogeologia os quais permitirão realização de pesquisas em água superficial e subterrânea para que com base nas informações geradas possamos fazer a gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos”. Comassetto também ressaltou que “as perspectivas de implementação das ações previstas no plano de bacia e a discussão dos demais instrumentos de gestão dos recursos hídricos são positivas, pois já está em execução o Projeto SC Rural, especialmente no componente Gestão de Recursos Hídricos capitaneado pela SDS, onde está previsto uma série de ações e medidas de apoio nesse sentido, o que também deverá fortalecer o comitê da bacia”. O Comitê da Bacia de Rio Jacutinga e Sub-Bacias Contíguas reúne 19 municípios da região e conta com a participação de 55 entidades que representam órgãos do governo, sociedade civil e usuários de recursos hídricos. O principal objetivo dos comitês de bacia é de orientar o uso e a proteção da água através de ações que promovam a gestão integrada da bacia.