Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Projeto Produtor de Água Pretende Recuperar Ambientalmente a Bacia do Rio Camboriú.

24/01/2010
Técnicos da DRHI reuniram-se com os parceiros do Projeto Produtor de Água proposto pela EMASA e pela Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú para discutir sobre a mobilização para adesão dos produtores rurais ao projeto.
No dia 22 de janeiro, na Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú Técnicos da DRHI reuniram-se com os parceiros dos Projeto Produtor de Água, que visa o reflorestamento das áreas de preservação permanente a fim de proteger os mananciais formadores da bacia hidrográfica do rio Camboriú. O projeto baseia-se no conceito de Pagamento por Serviços Ambientais, que teve origem no “Programa Produtor de Águas” da Agência Nacional de Águas. O incentivo financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao projeto será originado de parte do orçamento anual da EMASA que, conforme lei municipal, deve ser utilizado para recuperação ambiental.
Os parceiros para cooperação técnica do projeto, EMASA, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Camboriú, ONG Idéia, ANA e TNC e os técnicos da DRHI reuniram-se no dia 22 para discutir sobre os encaminhamentos das próximas etapas, que incluem visitação em propriedades rurais, reunião com agricultores para a divulgação do projeto e levantamento das áreas a serem preservadas.