Rio Itapocu e Bacias Contíguas

46ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica da Baixada Norte

26/06/2024

No dia 18 de junho, a 46ª reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica da Baixada Norte foi realizada, trazendo importantes discussões sobre os avanços e desafios da educação ambiental na região. Durante o evento, foram apresentadas palestras que abordaram o andamento dos trabalhos e os obstáculos enfrentados na implementação de projetos ambientais.

Entre os projetos destacados, o programa "Restinga que Surge", criado pelo município de Itapoá, e o "Selo Verde" ganharam atenção especial, evidenciando o compromisso das localidades com a sustentabilidade. Outro ponto do encontro foi a formação da comissão organizadora para o próximo Seminário Regional de Educação Ambiental, que promete reunir ainda mais iniciativas e conhecimentos para a preservação ambiental.

O Comitê Itapocu marcou presença na reunião, representado pelas organizações-membro Amvali, Urve, Prefeitura de Schroeder e Prefeitura de Massaranduba. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar as belezas naturais da Reserva Volta Velha, composta por duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), e aprender sobre a rica cultura indígena Xinguana. Essa imersão em um ambiente repleto de biodiversidade e valor cultural reforçou a importância das ações educativas e colaborativas para a conservação do meio ambiente.

O engajamento e a colaboração entre os municípios e organizações da região são fundamentais para construir um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.