Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu se torna itinerante nas escolas de Massaranduba Destaque

22/09/2021

Durante os meses de Julho e Agosto, a maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, que foi desenvolvida em 2013 no primeiro curso de formação de educadores ambientais para a gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, se tornou um instrumento didático para os professores e estudantes do município de Massaranduba.

A solicitação de empréstimo da maquete foi feita por escolas de Massaranduba à Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo do município, através da Vice-Presidente do Comitê Itapocu e responsável pela Educação Ambiental de Massaranduba, Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves. A primeira interação com a maquete foi bastante positiva, levando a solicitação de mais duas escolas para utilização nas suas atividades didáticas.

A maquete permite visualizar os aspectos físicos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e entender de forma lúdica a hidrografia da região. Confira os relatos de professores e alunos após a experiência com a maquete:

Escola: Felipe Manke/ Professora Tatiane Karoline Voltolini e a segunda professora da turma Jaqueline Surdi Alflen com a turma do 4º ano

A professora do 4º ano trabalhou com a maquete, cedida pelo Comitê Itapocu, ao qual possibilitou aos alunos aprender sobre o espaço representado, compreendendo assim a Geografia, em especial o relevo da hidrografia da Bacia hidrográfica do Itapocu. Foi possível evidenciar a forma do espaço representado e o conteúdo trabalhado em sala de aula.  Com a finalidade didática de que os alunos compreendam a dinâmica e o significado de uma bacia hidrográfica, evidenciando o rio principal, os afluentes, em especial a localização de Massaranduba na maquete e o Rio Putanga, as nascentes e a foz. Além disso, os alunos puderam observar como o relevo influencia nas bacias hidrográficas.

Escola Municipal Araci Duarte/ Professora Alires e os alunos do 5° ano A e 5° ano B.

Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo empréstimo da maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, porque falando não seria o mesmo que eles vendo. Nessa maquete os alunos observaram como é formada uma Bacia Hidrográfica e o seu relevo. Eles estudaram sobre as duas vertentes do Estado e algumas mais importantes (ou as que eles mais ouvem falar). Para isso eles tinham que ver como era o relevo de Santa Catarina para saberem o porquê das duas vertentes. Depois de fazermos o estudo e vermos a maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, os estudantes fizeram maquetes sobre o relevo de Santa Catarina, assim eles entenderam o porquê dessas vertentes. Obrigado mais uma vez pelo empréstimo.