Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu protocola projeto na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul Destaque

22/06/2021

Na última segunda-feira (21/06) a equipe técnica do Comitê Itapocu foi recebida na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul pelo vereador Osmair Luiz Gadotti e seus assessores parlamentares Daniel e Moacir, com o intuito de protocolar o projeto “Avaliação da Biodiversidade Aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu”, desenvolvido e apresentado pela entidade executiva (Univille), por encaminhamento da Comissão da Barragem de Guaramirim.

A comissão formada pela Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, a pedido do vereador Osmair Luiz Gadotti, de Jaraguá do Sul, conta também com representantes de instituições técnicas, como o Comitê Itapocu.

O projeto tem o objetivo de restaurar o ciclo da piracema e recuperar a fauna aquática no Rio Itapocu e seus afluentes, principalmente à montante da barragem de Guaramirim, sem a remoção desta represa para não interferir na atividade dos irrigadores da região que são abastecidos pela referida obra hidráulica.

O Comitê Itapocu, por meio dos técnicos da entidade executiva, visitou o local e elaborou uma proposta para avaliação da biodiversidade aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, como primeira grande ação desta comissão.

A comissão vem trabalhando para aperfeiçoar a proposta e estabelecer estratégias para a captação de recursos que possibilitem a execução do projeto, e estabeleceu diferentes frentes para busca dos recursos no legislativo, executivo e entidades privadas.