Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu realiza 50ª Assembleia Geral Ordinária

09/12/2020

Na última quinta-feira dia 03/12/2020, o Comitê Itapocu realizou a sua 50ª Assembleia Geral Ordinária.

Entre os principais assuntos da pauta estavam a apresentação da prestação de contas do ano 2 da entidade executiva Furj/Univille, cujas metas e indicadores foram todos cumpridos por parte do Comitê Itapocu. Bem como a exposição do plano de aplicação orçamentário para o comitê no ano 3.

O assistente ambiental Jean Viccari apresentou os planos de trabalho, de capacitação, e de comunicação e mobilização social a serem realizados no ano 3, os quais foram aprovados pela maioria do plenário presente durante a reunião.

O consultor Wellington Baldo da Rastro Sustentabilidade apresentou o planejamento estratégico desenvolvido de forma participativa em conjunto com os membros e a equipe técnica do Comitê Itapocu, para ser executado até 2025. O plano foi aprovado com 18 votos.

A secretária executiva Karine Holler comentou sobre dois conflitos pelo uso da água que ocorreram nos dois últimos meses na Bacia do Itapocu. Um no Rio Piraí em Joinville e outro no Rio Bracinho em Schroeder.

A assessora ambiental Kaethlin Zeh apresentou as Resoluções Nº 01, 02 e 03 de 2020, elaboradas pelo Comitê Itapocu para o seu adequado funcionamento enquanto o regimento interno não é aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e publicado por meio de decreto no Diário Oficial do Estado (DOE).

Por meio dessas três resoluções o comitê regularizou o atual quadro de membros, e instituiu regras para a realização das Assembleias Setoriais Públicas e Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias. Todas as resoluções foram aprovadas pelo plenário.

Nos assuntos gerais Karine comentou sobre o lançamento do vídeo institucional do Comitê Itapocu e a respeito do Projeto Mananciais que segue em nova fase de mobilização para adesão de mais produtores rurais. O Presidente Sérgio Santini finalizou agradecendo a presença e participação de todos.