Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Araquari entrou em período crítico de estiagem Destaque

30/11/2020

Dia 18/11/2020, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil (DC) de Santa Catarina publicaram o Boletim Hidrometeorológico Integrado nº 013/2020, cuja finalidade é apresentar informações das condições hidrológicas dos rios catarinenses, bem como os impactos no abastecimento dos municípios.

Segundo o boletim, com base em dados de 01 a 16/11/2020, o município de Araquari, abrangido parcialmente pela Bacia do Itapocu, entrou em estado Crítico. O que isso significa? Queos mananciais utilizados para abastecimento estão afetados significativamente, sendo necessárias ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), a prestadora de serviço Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está realizando as seguintes medidas: monitoramento, manobras de registro, uso de caminhão pipa quando necessário, limpeza nas captações, instalação de dois filtros (usados).

Além disso, o município de São Bento do Sul encontra-se em condição de Atenção, o que infere que a vazão de permanência nos rios está abaixo da vazão que permanece no canal por 90% do tempo (Q90) e/ou existe condição de abastecimento prejudicado indicada pela agência reguladora.

Também foi avaliado o Índice Integrado de Seca (IIS) em Santa Catarina. O IIS identifica as áreas de secas classificadas pela intensidade, de Seca Fraca até Seca Excepcional, Dentre os 12 municípios pertencentes à Bacia do Itapocu, Barra Velha apresentou Seca Severa, enquanto os outros 11 municípios apresentaram Seca Moderada. Os impactos possíveis à Barra Velha são: perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns; restrições de água impostas. Por sua vez, nos municípios com Seca Moderada os impactos relacionam-se a alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.