Rio Itapocu e Bacias Contíguas

SC e RS assinam documento para início da criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai

23/05/2012
Reunião em Erechim marcou o início de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai
Um protocolo de intenções assinado, nesta quarta-feira (23/05) entre os representantes dos governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul marcou o início dos trabalhos para a instalação do Comitê de Bacia do Rio Uruguai. O encontro, no auditório do campus de Erechim (RS) da Universidade Regional Integrada, reuniu os cinco comitês catarinenses (Comitês do Rio Chapecó/Irani, do Rio Antas/Peperiguaçu, do Jacutinga, do Rio do Peixe e do Rio Canoas) que integram a bacia e os 11 comitês rio-grandenses. A área total da bacia hidrográfica do rio Uruguai é de cerca 385.000 km², dos quais 45,5 % estão em território brasileiro. Quando instalado, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai será o primeiro internacional, com atuação no Brasil intermediada pelo Ministério das Relações Exteriores. “Temos muito que fazer até que o comitê comece a funcionar, a começar pelo diagnóstico da situação. Santa Catarina tem a mobilização social adiantada pelos nossos comitês instalados no Rio Uruguai, que trabalham com a SDS na criação dos planos de bacia”, argumenta o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Edison Pereira de Lima. O diagnóstico, que será o trabalho inicial para a formação do comitê interestadual caberá às diretorias de Recursos Hídricos dos dois estados.
Nesta ocasião também ficou definido o grupo de coordenação do processo de formação do Comitê do Rio Uruguai composto por cinco representantes (Comitês de Bacia Hidrográfica) de cada estado. O próximo encontro está previamente agendado para 1 agosto e deverá acontecer no Centro de Treinamento da usina de Itá (SC). O formato será de seminário, com a participação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério das Relações Exteriores, já que o futuro comitê abrangerá a Argentina e o Uruguai. O rio Uruguai é um dos principais formadores do rio da Prata, o que o coloca dentro da segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul. A primeira é a Bacia Amazônica. Tamanha importância justifica a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai elencada entre as prioridades da Política Nacional de Recursos Hídricos. As reuniões entre os governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul começaram em 2011.